Uma função de duas variáveis é uma regra que associa a cada par ordenado de números reais (x,y) de um domínio D um único valor real, denotado por f(x,y). O conjunto D é chamado domínio de f e sua imagem é o conjunto de todos os valores possíveis de f, ou seja, {f(x,y):(x,y) ∈ D}.
Uma função de duas variáveis é uma correspondência que associa a cada par (x,y) em D exatamente um número real, denotado por f(x,y) . O conjunto D é o domínio de f. O contradomínio de f consiste em todos os números reais f(x,y), com (x,y) em D.
As diferentes categorias de variáveis incluem aquelas que são quantitativas e aquelas que são qualitativas. Uma variável quantitativa é caracterizada pela atribuição de um valor numérico, enquanto que uma variável qualitativa é caracterizada pela atribuição de um valor não numérico.
Dizemos que uma variável y é função de outra variável x, quando y = f(x), isto é, cada valor do domínio x corresponde a um ou mais valores em y. Exemplos: A área do círculo é uma função do seu raio.
Em termos simples, uma variável dependente é aquela que está sujeita a mudanças ou variações em resposta a outra variável, chamada de variável independente. Por outro lado, as variáveis independentes são aquelas que representam os fatores ou condições que se acredita influenciarem a variável dependente.
Um cientista está testando o efeito da luz e da escuridão no comportamento das mariposas, ligando e desligando uma luz. A variável independente é a quantidade de luz e a reação da mariposa é a variável dependente .
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Palavras variáveis: são aquelas que mudam de acordo com o gênero (masculino ou feminino), o número (singular ou plural), o grau (aumentativo ou diminutivo) ou o tempo (passado, presente ou futuro). Palavras invariáveis: permanecem sempre iguais, independentemente do gênero, do número, do grau ou do tempo.
Variáveis aleatórias Discretas : Valores estão contidas no conjunto dos números Naturais; Variáveis aleatórias Continuas: Valores estão contidas no conjunto dos números Reais.
Quais são os itens que podemos definir em uma variável?
Uma variável corresponde a uma posição ou espaço de memória. Uma posição ou espaço de memória pode guardar um valor. Uma declaração de variável define seu tipo e o identificador (nome) e também outros atributos.
Variáveis quantitativas – São aquelas cujos valores são expressos em números. As variáveis quantitativas se subdividem, ainda, em: o Variáveis quantitativas discretas – quando resultam de um conjunto finito (ou enumerável) de valores possíveis.
Quais são os tipos de variáveis em uma pesquisa? De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas.
As variáveis são estruturas importantes em qualquer programação, independentemente da linguagem que se utilize para implementar os códigos ou programas. Elas podem ser entendidas como uma caixinha, onde os dados são armazenados temporariamente ou em definitivo e que são manipuladas durante a execução do programa.
As negociações são condicionadas por três variáveis básicas: a informação, o poder e o tempo, que aparecem isoladamente ou simultaneamente, nos seus vários momentos.
Variáveis Quantitativas são aquelas em que as possíveis realizações (resultados) são números resultantes de uma contagem ou mensuração. Por exemplo: número de filhos, salário, estatura, peso, pressão sanguínea etc.
Variável qualitativa: seus valores são expressos por atributos (qualidades dos elementos pesquisados). Por exemplo: cor dos olhos, estado civil, time preferido, classe social. Variável quantitativa: seus valores são expressos por números. Por exemplo: altura, massa, idade, número de irmãos, espessura.
Uma variável aleatória é discreta se sua imagem (ou conjunto de valores que ela assume) for um conjunto finito ou enumerável. Se a imagem for um conjunto não enumerável, dizemos que a variável aleatória é contínua.
As variáveis determinam a maneira pela qual os sujeitos de uma população diferem entre si. Nas pesquisas com abordagem quantitativa, todas as variáveis do estudo devem estar listadas e definidas.
Variável de controle é aquela que conhecemos e devemos nos preocupar em controlar pois elas podem influenciar na mudança da variável dependente. E a diferença da variável de controle para a interveniente é que nesta não conhecemos, mas do mesmo jeito pode influenciar na variável dependente.
O aspecto do ambiente estudado é sempre chamado de variável independente, são aquelas que afetam uma determinado tipo de comportamento. A modificação conseqüente do comportamento é chamado variável dependente. Geralmente é uma variável bem definida do comportamento e que o experimentador mede.