Cobain, no entanto, lidava com problemas de saúde mental e vício em heroína. Foi encontrado morto, aos 27 anos, em 8 de abril de 1994, em sua casa em Seattle, nos Estados Unidos. A polícia constatou que a data do óbito, por suicídio, ocorreu em 5 de abril.
No dia 30 daquele mês, Cobain se internou no Centro de Recuperação Exodus, perto de Los Angeles. Mas fugiu dois dias depois e voltou para Seattle. O artista de matou em 5 de abril de 1994 com um tiro de espingarda. Seu corpo foi encontrado por Gary Smith três dias mais tarde.
O seu rosto estava intacto. Uma carta de despedida foi deixada em um dos vasos para plantas no local, com uma caneta vermelha atravessada nela até a terra. O resultado da autópsia estipulou que ele tinha falecido já há três dias da descoberta do seu corpo. Isso é o que se sabe sobre o fim de Kurt.
Seu risco era muito alto: transtorno bipolar não tratado, dependência de drogas, suicídios prévios de familiares, álcool, violência e imprevisibilidade em sua infância, baixa autoestima, violência em sua vida de casada. Kurt poderia ter sido um garoto propaganda do risco de suicídio.
No ano passado, Cobain declarou abertamente seu vício em heroína, especulado pelos meios de comunicação já há muito tempo, afirmando utilizar a droga – pelo menos em parte – para aliviar dores crônicas de estômago. Ou como ele coloca nesta entrevista, “para me automedicar”.
Cobain mencionou que tinha dores em seu estômago, um problema estomacal não diagnosticado. Durante a turnê do Nirvana na Europa em 1991, ele tornou-se suicida e declarou que tomar heroína foi "[sua] escolha", declarando: "Esta é a única coisa que está me salvando de fundir minha cabeça agora."
Eu não posso suportar a idéia de Frances se tornar um triste, autodestrutivo, e mortal roqueiro, como eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e eu sou grato por isso, mas desde os sete anos, passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece tão fácil para as pessoas que tem empatia se darem bem.
Como Cobain não tem túmulo (ele foi cremado, tendo suas cinzas espalhadas no rio Wishkah, em Washington), muitos fãs do Nirvana visitam o parque Viretta, perto da antiga casa de Cobain, no lago Washington, para homenageá-lo. No aniversário da sua morte, os fãs se reúnem no parque para comemorar a sua vida e memória.
“Com os avanços da tecnologia, pudemos ver como Kurt seria agora se não tivesse morrido, graças à IA (Inteligência Artificial). Além de ter mais algumas rugas, o bot de inteligência artificial Mid Journey calcula que ele ficaria bem parecido”, diz a legenda da publicação.
Frances vive na Califórnia e é casada com o skatista Riley Hawk desde o ano passado. O casal se relaciona desde 2021. A herdeira de Cobain também já se relacionou com o músico Isaiah Silva, mas os dois optaram pelo divórcio em 2016.
O vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça no dia 5 de abril de 1994. Três dias depois, foi encontrado morto na casa dele em Seattle, Washington, Estados Unidos.
Em 20 de fevereiro de 1967, ao sul de Washington, nos Estados Unidos, nascia um dos maiores expoentes do rock internacional: Kurt Cobain. Filho de um mecânico e de uma garçonete, cresceu em uma família ligada a música. Em 1986, formou o Nirvana, que dominou as paradas musicais durante seus sete anos em atividade.
Em várias entrevistas, Kurt fazia referência à homossexualidade, ou até mesmo à bissexualidade. Conhecemos apenas alguns relacionamentos de longo prazo do cantor, e todos eles foram com mulheres, embora ele provavelmente tenha tido muitos outros romances em sua vida.
Simplesmente não é justo nem com vocês nem comigo. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo como se eu estivesse me divertindo 100%. Às vezes eu sinto como se eu tivesse que bater o cartão de ponto antes de subir ao palco.
No local, hoje abandonado, artista escreveu boa parte do disco 'In Utero'. A casa em que Kurt Cobain e Courtney Love moraram em um período na década de 1990, em Los Angeles, na Califórnia, foi colocada à venda. Segundo o anúncio, o valor pedido para a propriedade é de US$ 998 mil (cerca de R$ 5,2 milhões).
Com 1,70 m e 57 kg, Kurt era pequeno, dolorosamente magro; ele vestia várias camadas de roupa por baixo do cardigã habitual e do jeans rasgado pra parecer só um pouco mais cheinho. Ele sabia bem a quanto abuso, auto-infligido ou não, aquela frágil estrutura conseguia sobreviver.
A faixa favorita de Cobain estava no primeiro LP dos Pixies, “Surfer Rosa” (1988), produzido por Steve Albini – que, em 1993, produziu “In Utero” para o Nirvana. “Gigantic” era a música dos Pixies que Kurt mais gostava.
Dave Grohl sobre "funeral de Kurt Cobain" (Dave Grohl) falou sobre o funeral brutalmente trágico de Kurt Cobain, lembrando que durante a ocasião, foi tocada a música dos BEATLES, "In My Life" - em recente entrevista para a rádio britânica da BBC.
A música, listada como “You've Got No Right” no álbum Unplugged do Hole, na verdade era a “You Know You're Right” do Nirvana que é extremamente significativa por ser a última música que o Nirvana gravou, a obra final de Kurt Cobain.
E como é que Kurt aprendeu a tocar guitarra? Segundo ele, na base da “imitação”. “Nunca aprendi a ler música. Quando mais jovem, apenas copiava as outras pessoas que dedicaram tempo para aprender a ler.
Muito metal faz essa voz. Kurt era o metal em pessoa. Sua extensão aproximada abrangia cerca de 2 Oitavas e Meia, somando todos os seus graves e agudos nos registros com os quais ele costumava cantar. Suas composições eram fortes, sempre unificadas ao som do Grunge, Punk Rock ou até mesmo Rock Alternativo.