O que são e para que servem a Matriz BCG e a análise SWOT?

A matriz BCG consiste em atribuir um posicionamento ou papel para cada item do seu portfólio. Dessa forma,serve para analisar produtos e serviços de forma pragmática e transparente. Tão prática e útil quanto a análise SWOT, essa metodologia define o melhor caminho para investir seus recursos com sabedoria.
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O que é a matriz BCG é para que serve?

A Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.
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Qual a importância de criar a matriz BCG e SWOT?

A matriz BCG é fundamental para que as empresas consigam ter uma análise estratégica acerca do seu portfólio, conseguindo visualizar qual a situação atual dos seus produtos no mercado, onde está a maior perspectiva de crescimento e investindo de forma inteligente, evitando desperdiçar recursos com produtos “abacaxis”.
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Qual a diferença entre SWOT é BCG?

Enquanto a SWOT avalia o ambiente, a matriz BCG, em seus 4 campos, deve categorizar os produtos da empresa, de acordo com a participação e representatividade de cada um no mercado. A primeira matriz é macro, mais estratégica e lida com as características do ambiente.
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Qual a finalidade de matriz SWOT?

Uma matriz SWOT, ou análise SWOT, tem como objetivo analisar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma empresa, levando em consideração fatores internos e externos, assim como o macro e o micro ambiente. A sigla SWOT vem do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats.
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ANALISE SWOT: O QUE É E COMO FAZER UMA MATRIZ SWOT?

Como é feita a análise SWOT?

Análise SWOT: como fazer?
  1. Reúna sua equipe.
  2. Faça um levantamento de forças e fraquezas.
  3. Observe o mercado e identifique ameaças e oportunidades.
  4. Monte a matriz SWOT.
  5. Cruze os dados.
  6. Use a ferramenta para tomar decisões.
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São exemplos de forças SWOT?

Veja algumas forças e fraquezas de uma análise SWOT – exemplo prático:
  • Cultura organizacional – o que impacta o marketing pessoal da sua marca?
  • Reputação – como estão as avaliações online da sua loja?
  • Lista de clientes – como está sua retenção de clientes?
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O que é BCG planejamento estratégico?

A matriz BCG é uma ferramenta clássica da administração que permite a análise do portfólio de produtos e serviços da empresa, de acordo com o desempenho no mercado. Ou seja, trata-se de um gráfico utilizado para analisar um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes.
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Qual a importância da matriz BCG para o desenvolvimento das organizações e seus produtos?

Contar com produtos e serviços com alto crescimento e aceitação dos consumidores é um dos fatores que influenciam no sucesso de um negócio. A partir de um estudo da matriz BCG dos seus produtos e serviços você consegue ter insights sobre o desempenho e tomar decisões claras e assertivas.
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Quais as estratégias da matriz BCG?

A matriz BCG conta com dois eixos: Crescimento de mercado e; Participação relativa de mercado.
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Qual das alternativas define o que é análise SWOT?

Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
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Qual a importância de se utilizar a matriz SWOT no planejamento estratégico?

Nesse contexto, a análise SWOT ajuda a identificar problemas antes que eles se agravem, otimizando o planejamento estratégico. Ela também aponta as oportunidades que poderiam passar despercebidas pelos gestores, favorecendo a implantação de novos recursos que colaboram para o crescimento da empresa.
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Como fazer análise de Matriz BCG?

Para analisar a sua Matriz BCG pronta, há quatro estratégias básicas que você deve levar em consideração.
  1. 1 – Construir. Aqui entram os produtos que você considera que vale a pena direcionar investimentos, como as Estrelas e os Pontos de Interrogação.
  2. 2 – Manter. ...
  3. 3 – Colher. ...
  4. 4 – Abandonar.
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Quais são as principais características da Matriz BCG?

A BCG é uma matriz 2 por 2 (4 divisões). O eixo horizontal representa a fatia de mercado. Já o eixo vertical do quadrante o crescimento do mercado. Um produto que tem uma grande fatia de um mercado em constante crescimento é a “prata da casa” na análise da matriz.
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São 4 classificações possíveis na Matriz BCG?

O mix de produtos de uma empresa podem ser classificados em 4 categorias: as estrelas que estão em um mercado com muitos concorrentes; pontos de interrogação que tem pouca participação em um mercado de crescimento rápido; as vacas leiteiras que são líderes em seus mercados e os abacaxis que encontram-se em um mercado ...
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Quais as 4 fases da ferramenta Matriz da BCG?

O ciclo de vida de produto consiste em 4 etapas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
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Quais as vantagens e desvantagens da Matriz BCG?

Em primeiro lugar, a matriz BCG é diferente da SWOT e apresenta uma análise quantitativa que pode não refletir a complexidade do mercado. Além disso, a participação de mercado relativa é apenas um indicador e pode não refletir totalmente a competitividade de um produto.
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São benefícios obtidos quando da aplicação da Matriz BCG?

Na prática, a matriz BCG vai te ajudar a ter clareza dos produtos que geram mais receita com menor investimento de tempo e dinheiro em marketing e vendas. A matriz BCG é composta por dois eixos: Taxa de crescimento do mercado. Participação do produto no mercado.
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O que é a Matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa?

A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida para analisar o portfólio de produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, de uma maneira sistêmica. Seu foco é entender sob a ótica do cliente como ele enxerga os produtos ofertados.
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Como aplicar Matriz BCG na empresa?

Como aplicar a Matriz BCG em sua franquia
  1. Organize o mix de produtos. É preciso antes de tudo ter um levantamento de quais produtos ou serviços a sua rede oferece. ...
  2. Faça o gráfico cartesiano. ...
  3. Faça a classificação. ...
  4. Defina as ações. ...
  5. Estabeleça uma periodicidade.
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Quais são os dois fatores para classificação dos produtos na Matriz BCG?

Matriz BCG é uma estratégia utilizada para analisar o desempenho dos produtos ou serviços de um negócio em relação a sua aceitação no mercado; Ela é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado.
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Quais são os 4 aspectos da análise SWOT?

As letras que formam o acrônimo são tomadas das iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), compondo quatro quadrantes para posicionamento de cada fator considerado importante para o negócio.
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Qual a importância da análise SWOT na gestão de qualidade?

Também chamada de análise FOFA, ela consiste na avaliação do cenário atual do empreendimento. Em outras palavras, a análise SWOT faz um diagnóstico do ambiente interno e externo da organização. Assim, é possível adotar uma melhor tomada de decisão e colocar em prática planos de ação mais estratégicos.
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São exemplos de fraquezas SWOT?

Weaknesses (pontos fracos)
  • Equipe mal treinada ou desmotivada;
  • Falta de organização e documentação de processos;
  • Sistemas de gestão não atendem às necessidades da indústria;
  • Falta de padronização no processo produtivo;
  • Ausência de controle da qualidade no processo produtivo;
  • Perdas no processo produtivo;
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Onde fazer uma análise SWOT?

A Venngage é uma das principais ferramentas on-line para a criação de análise SWOT e design gráfico do mundo, com mais de um milhão de usuários. Nossa editor online facilita a criação de relatórios profissionais de análise SWOT, relatórios de concorrentes e apresentações de matriz SWOT para quem não é designer.
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