Responsáveis por representar até vinte por cento do valor total de uma construção, as esquadrias nada mais são do que os elementos utilizados para o fechamento dos vãos nos ambientes. Portanto, onde existe uma porta ou janela, existe também uma esquadria.
Esquadrias são elementos usados na construção para o fechamento de vãos. Elas podem ser portas, janelas e portões, por exemplo. As esquadrias têm relação direta com o conforto térmico e acústico de uma edificação, além de influenciar na passagem de luz natural e na ventilação.
Portas e janelas fazem parte de um conjunto que na construção civil é chamada de esquadrias. Nas esquadrias encontramos objetos da construção que envolvem aberturas, como portões, venezianas, aberturas quaisquer e junto a isso temos as portas e janelas constituindo esse conjunto, que possui diferenças entre eles.
Esquadria é o nome dado às peças que emolduram e se ajustam em vãos, como janelas e portas, essenciais para que o seu projeto fique exatamente do jeito que você sempre sonhou. Elas podem ser instaladas nas aberturas de uma construção, tanto as que dão acesso ao exterior quanto as de passagem internas.
Quando se pensa entre vidro temperado ou esquadria, a esquadria é a opção mais comum para partes externas dos imóveis, devido as inúmeras opções existentes no mercado e suas combinações. Ela é uma opção normalmente mais cara que o vidro temperado, mas possui uma aplicação mais ampla em comparação ao vidro temperado.
O que é esquadria, afinal? Responsáveis por representar até vinte por cento do valor total de uma construção, as esquadrias nada mais são do que os elementos utilizados para o fechamento dos vãos nos ambientes. Portanto, onde existe uma porta ou janela, existe também uma esquadria.
As esquadrias de alumínio são fabricadas com alumínio anodizado ou com pintura eletrostática; já as esquadrias blindex são fabricadas a partir do vidro temperado, com a presença de pequenos perfis de alumínio em sua composição.
Ferro. Um dos modelos mais tradicionais, as esquadrias de ferro são opções mais baratas, podendo ser padronizadas ou sob medida para janelas e portões.
Qual a diferença entre esquadrias de alumínio e PVC?
As esquadrias de alumínio possuem os cantos unidos por junção mecânica (parafuso e lingueta). Já as esquadrias de PVC têm os cantos soldados termicamente, tornando-os uma só peça.
Os principais componentes de uma esquadria são três: o contramarco, o marco e o caixilho/folha. O contramarco é a estrutura que define o vão da esquadria; vai fixada na parede e fica fora da visão; o marco é o quadro visível (externo) da esquadria; local onde ficará encaixado os caixilhos (folhas).
Em síntese, denomina-se esquadria o elemento de vedação usado no fechamento de vãos que propicia a circulação de pessoas, luz (caráter de luminosidade e térmico) e ar (caráter térmico). São exemplos de esquadrias: portas e janelas, telas, alçapões, brises, grades, portões, cobogós, entre outros.
Um dos modelos mais caros é de esquadrias em PVC, porém esse alto valor é devido a tecnologia existente no produto, e as vantagens que existem em uma obra com esquadrias em PVC. Investir mais na construção, significa gastar menos na manutenção posterior do seu imóvel.
Ao especificar as esquadrias para o projeto há algumas questões a se levar em conta. É imprescindível atentar para estanqueidade, resistência à chuva, à carga de vento, isolamento acústico, e mesmo a níveis de segurança contra arrombamento e fogo. Mas há também definições projetuais que fazem diferença no projeto.
O que é mais barato, esquadrias de alumínio ou PVC?
Quando se trata de custo, as esquadrias de alumínio tendem a ser mais acessíveis em comparação com as de PVC, porém ao longo do tempo esta vantagem inicial se reverte ao considerar a melhor eficiência energética proporcionada pelas esquadrias de PVC Bimak, além do menor custo de manutenção.
O PVC é um material resistente e durável, mas também é flexível e fácil de moldar, o que o torna ideal para a fabricação de esquadrias. Depois de selecionados os materiais, o PVC é derretido e moldado em um molde para produzir o formato desejado da esquadria.
Qual a desvantagem do blindex? É um vidro mais caro que os tradicionais, por isso, o custo pode ser uma desvantagem. Entretanto, sua durabilidade compensa esse fator tranquilamente, quando instalado e manuseado de forma adequada, não possui desvantagens em longo prazo.
Quais são os tipos de esquadrias? Os tipos de esquadrias são classificados pelo modo de abertura, sendo que os modelos mais conhecidos são os de abrir, de correr, basculante, guilhotina, camarão e pivotante.
As esquadrias são elementos da vedação vertical utilizados no fechamento de aberturas (vãos), com função de controle da passagem de agentes. As esquadrias podem ser classificadas segundo a sua função, o material com a qual são produzidas, sua manobra de abertura e sua técnica de execução.
O profissional responsável por trabalhar alumínio é o serralheiro. Ele pode fazer uma esquadria de alumínio completa, incluindo janelas, portas e portões de alumínio em uma casa.