Em diversas situações comunicativas, usa-se a técnica de impessoalização para dar autoridade a um argumento ou para enfatizar o fato/ ação. Pode-se, portanto, usar expressões como “é preciso”, “deve-se” ou redigir um agente inanimado como “o relatório”, “a empresa” para impessoalizar a frase.
Os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. Isso significa que, às vezes, é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar nossa opinião pessoal e as diversas vozes que compõem um texto.
Você sabe o que são verbos impessoais? Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.
Essa forma utilizada é o que chamamos de impessoalidade. O objetivo dela é ocultar o sujeito da ação. Uma das formas de dar este efeito impessoal é usar o verbo ser na terceira pessoa do singular em expressões como: é preciso, é urgente, é necessário, é obrigatório etc.
O que é impessoalidade. A impessoalidade da linguagem é uma técnica indispensável quando falamos na produção de um texto dissertativo-argumentativo. O objetivo principal de escrever um texto de maneira impessoal é eliminar marcas de subjetividade do discurso, isto é, evitar opiniões e juízos de valores pessoais.
O que diz o princípio da impessoalidade? O princípio da impessoalidade na Administração Pública surge com o objetivo de manter a igualdade no tratamento de todos os indivíduos que compõem a sociedade. Ou seja, compreende-se que toda pessoa tem o dever de ter imparcialidade na defesa dos interesses públicos.
O princípio da impessoalidade compreende a igualdade de tratamento que a administração deve dispensar aos administrados que estejam na mesma situação jurídica. Exige, também, a necessidade de que a atuação administrativa seja impessoal e genérica, com vistas a satisfazer o interesse coletivo.
Os verbos impessoais são aqueles que não admitem sujeito e, portanto, são flexionados na 3ª pessoa do singular. No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal.
Quando o verbo passar é seguido da preposição “de” ele tem comportamento de verbo impessoal. Por isso “Passam das sete horas” e “Já passa de meia-noite” são frases gramaticalmente corretas. Já se o verbo fazer for utilizado para indicar tempo ou fenômeno o mesmo também passa a ser válido para ele.
Impessoalidade é a abordagem dos assuntos de forma neutra e desvinculada de interesses pessoais. Na Redação Oficial, os assuntos são tratados em nome do serviço público e em benefício da sociedade em geral.
Quais são as três perspectivas do princípio da impessoalidade?
Importa destacar que, do ponto de vista do conteúdo, podemos dividir o princípio da impessoalidade em: Objetividade; Imparcialidade e Neutralidade; Igualdade.
Técnica 1: Coloque o sujeito no plural ( NÓS e Eles) para generalizá-lo: Evite construir o discurso na primeira pessoa do singular (eu) e adote o uso da primeira pessoa e da terceira pessoa do plural (nós e eles). Dessa maneira, você evitará elementos que possam atribuir marcas de subjetividade em seu texto.
Impessoalidade: toda redação técnica deve utilizar uma linguagem impessoal, ou seja, o autor não deve exprimir opiniões pessoais nem fazer juízo de valor a respeito do assunto tratado, sendo assim, há um distanciamento entre mensagem e autor.
Resposta verificada por especialistas. É exemplo de texto impessoal as redações dissertativas argumentativas , as bula de remédios, receitas, informações técnicas, e muitos outros.
A impessoalização da linguagem é uma técnica muito utilizada nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, servindo para eliminar marcas de subjetividade do discurso. Ouça o texto abaixo! Você já deve saber que uma das características principais do texto dissertativo-argumentativo é a impessoalidade da linguagem.
Assim sendo, afirmamos que esses verbos (impessoais) apresentam somente a terceira pessoa do singular, visto que não possuem sujeito. Vejamos, pois, quais são eles: * Aqueles que indicam fenômeno da natureza, tais como: Não pare agora...
O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural. Exemplos: Faz sete dias que não vejo minha irmã. Faz muito calor na sala ao lado. O verbo haver na expressão “haja vista” pode ser empregado ou no singular ou no plural.
Na comunicação impessoal, a mensagem transmitida é uniforme e sua forma e conteúdo não são controláveis. Já na comunicação pessoal, a mensagem é adaptável, sendo controláveis sua forma e conteúdo. Na comunicação pessoal e na comunicação impessoal, a atenção do receptor é facilmente captada e retida.
O princípio da impessoalidade estabelece que as ações e decisões tomadas pelos agentes públicos devem ser feitas com objetividade, sem levar em consideração interesses pessoais ou de terceiros, visando sempre o interesse público e o bem comum.
O princípio da impessoalidade é um dos princípios da Administração Pública e tem como objetivo manter a igualdade no tratamento de todos os indivíduos que compõem a sociedade. Ou seja, é estabelecido que toda pessoa tem o dever de manter imparcialidade na decisão e na defesa dos interesses públicos.
Como exemplo, podemos imaginar um concurso público em que existem cotas ou isenção de taxas para determinados grupos de candidatos: formalmente, verifica-se um tratamento desigual, no entanto, só assim é que se consegue praticar uma real paridade entre os candidatos.