Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso.
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Por outras palavras, uma variável é um símbolo que representa um elemento não especificado de um determinado conjunto. Este conjunto é denominado conjunto universal da variável ou universo da variável, e cada elemento do conjunto é um valor da variável. Por exemplo: x é uma variável do universo {2, 4, 6, 8}.
Variável pode ser entendida como uma classificação ou uma medida; uma quantidade que se altera em cada caso ou unidade de estudo. Uma propriedade no objeto de estudo que pode ser medida e enumerada. Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.
As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso. Estas podem contínuas quando assumem valores pertencentes a um intervalo de números reais como, por exemplo, estatura e peso.
As negociações são condicionadas por três variáveis básicas: a informação, o poder e o tempo, que aparecem isoladamente ou simultaneamente, nos seus vários momentos.
Variáveis Quantitativas são aquelas em que as possíveis realizações (resultados) são números resultantes de uma contagem ou mensuração. Por exemplo: número de filhos, salário, estatura, peso, pressão sanguínea etc.
Uma variável é um nome que definimos para armazenar dados de forma simples. O valor de uma variável pode ser alterado no andamento do algoritmo, por isso o nome de variável.
Refere-se a uma determinada quantidade a qual o valor permanece inalterado num determinado problema. O domínio de uma constante é meramente um número. Dizemos que uma variável y é função de outra variável x, quando y = f(x), isto é, cada valor do domínio x corresponde a um ou mais valores em y.
Quais são os tipos de variáveis em uma pesquisa? De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas. Essas são as classificações mais utilizadas em pesquisas de mercado.
- Os líquidos tem volume constante e forma variável – eles adquirem a forma do recipiente em que estão; - Os gases tem forma e volume variáveis – o ar está dentro de um balão de festas, por exemplo, adquirindo a forma do balão. Mas se eu furar o balão, as moléculas de gases vão se espalhar por todo o espaço.
Essas variáveis podem ser de dois tipos: Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.
O número de automóveis que tem uma pessoa é uma variável discreta. Um homem pode ter, por exemplo, um automóvel, dois automóveis ou três automóveis, só para citar algumas possibilidades. Mas não pode ter 1,6 automóveis nem 2,8 automóveis.
Para que são utilizadas as variáveis demográficas?
Com o propósito de verificar se as variáveis demográficas podem ser usadas para classificar os indivíduos quanto à tolerância ao risco, realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e do tipo descritiva.
Solução Viável – Um vetor x que satisfaz as restrições de um problema de programação linear é denominado de solução viável ou factível. Um vetor que não satisfaz alguma restrição é chamado de solução inviável. O conjunto de todas as soluções viáveis forma a região viável ou região factível.
A solução ótima de um problema de programação linear é a solução admissível que apresenta melhor valor para a função objetivo, neste caso é a solução admissível que permite obter o menor valor para a função objetivo.
Já variáveis como número de filhos e salário têm como possıveis respostas um número, um valor, uma quantidade, e portanto s˜ao chamadas de variáveis quantitativas.
As variáveis ordinais são semelhantes às variáveis nominais porque são colocadas em grupos. No entanto, com variáveis ordinais, os grupo são ordenados por classificação. Por exemplo, você pode agrupar pessoas por nível de escolaridade (ensino fundamental, ensino médio, graduação, pós-graduação).