Marketing Qualified Leads (MQL) — ou Leads Qualificados para Marketing, em português, — são leads que, apesar de estarem nas primeiras etapas do funil de vendas, já atingiram um estágio mais avançado. De forma resumida, eles reconhecem os seus problemas e buscam soluções para resolvê-los.
MQL é a sigla para Marketing Qualified Leads, em português, Leads Qualificados de Marketing. Tratam-se de potenciais compradores para os produtos e/ou serviços que são comercializados por sua empresa, que ainda não tomaram a sua decisão de compra, mas estão engajados quanto a isso.
MQL e SQL significam, respectivamente, Marketing Qualified Leads e Sales Qualified Leads. Isto é, leads qualificados de marketing, aqueles que devem ser trabalhados para se tornarem leads qualificados de vendas, sendo esses os já propensos a comprar, e assim, trabalhados pela equipe de vendas.
O que é um lead SQL? Sales Qualified Leads, ou seja, leads qualificados de vendas. São as pessoas que já preencheram um formulário solicitando orçamento ou tirando dúvidas de produtos. Estão em um estágio mais avançado no funil de vendas.
Um Lead é um potencial cliente que demonstrou interesse no segmento de uma empresa, a partir do preenchimento de informações pessoais em um formulário online. Leads são visitantes que deram informações de contato para a sua empresa, como nome e email, por meio de campanhas de Marketing.
Leads são oportunidades de negócio que forneceram suas informações de contato, como nome e email, em troca de uma oferta da empresa (um conteúdo educativo, por exemplo). Como um Lead demonstrou interesse no seu segmento, provavelmente gostaria de ouvir mais, inclusive sobre o produto/serviço, em um momento adequado.
MQL, SAL e SQL são nomes utilizados para se referir àquelas pessoas que já demonstraram algum interesse pela sua empresa – leads – e estão sendo qualificadas para avaliar se são oportunidades reais de conseguir fechar um novo contrato. Cada sigla representa um “nível” ou “estágio” dentro do processo de qualificação.
SDR é a sigla utilizada para se referir ao profissional que ocupa o cargo de Sales Development Representative. Em tradução livre, SDR significa Representante de Desenvolvimento de Negócios. Esse é um profissional fundamental para empresas que praticam vendas internas, as chamadas Inside Sales.
SQL, ou Structured Query Language (Linguagem de consulta estruturada), é uma linguagem de programação. Como qualquer linguagem - de programação ou natural - ela é usada para se comunicar, para falar. O SQL foi projetado para conversar com um banco de dados.
MQL, SAL e SQL são nomes utilizados para se referir àquelas pessoas que já demonstraram algum interesse pela sua empresa – leads – e estão sendo qualificadas para avaliar se são oportunidades reais de conseguir fechar um novo contrato. Cada sigla representa um “nível” ou “estágio” dentro do processo de qualificação.
Quais empresas usam o SQL Server? Eis alguns exemplos de grandes empresas que utilizam cada um dos bancos de dados citados: SQL Server: Vivo, Itaú, Microsoft, Yahoo, Dell. MySQL: NASA, Netflix, Tesla, Facebook, Twitter, Spotify, YouTube.
O primeiro passo para classificar MQLs consiste na identificação do cliente ideal. No marketing digital, chamamos esse componente de persona. Ela tem nome, profissão, costumes, hobbies, interesses, etc. O principal objetivo é adequar todos os processos que integram a jornada de compra do cliente às suas necessidades.
Como a única maneira de gerar bons MQLs é conhecendo o perfil ideal de público comprador para o seu negócio (porque só assim seu negócio terá como saber se um lead está qualificado ou não para caber em tal perfil), você precisa focar em coletar o máximo de dados que puder sobre os seus usuários.
O conceito de funil de vendas representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final, além de representar também as etapas da jornada de compra do consumidor.
Definindo de maneira simples, leads em marketing referem-se a qualquer indivíduo ou organização que tenha interagido com sua marca ou tenha potencial para se tornar um futuro cliente. Um lead pode ser alguém que vê ou baixa seu conteúdo, se inscreve para uma avaliação ou visita sua loja.
Sendo assim, leads são tratados como potenciais clientes porque forneceram essas informações em troca de um conteúdo (e-Books, planilhas, infográficos, webinars, etc) ou ofertas (cupom promocional, trial, etc) do seu negócio. Em outras palavras, ele buscou pelo seu negócio.
Como o nome sugere, a base de leads é a rede de contatos cooptados por uma empresa para nutrir e transformar em clientes. Nela, você armazena todas as informações coletadas a partir dos seus contatos. A partir disso, é possível segmentar por categorias, definir prioridades e agir de acordo com as de maior urgência.
Já a sigla SQL significa Sales Qualified Lead (lead qualificado por vendas). Os leads qualificados para vendas (SQLs) são os SALs que passaram por uma qualificação aprofundada e que estão prontos para ouvir o pitch da empresa.
ICP é a sigla para Ideal Customer Profile. Em tradução livre para o português, significa Perfil de Cliente Ideal. Basicamente, trata-se de um conjunto de características que devem ser observadas na hora de identificar clientes em potencial.
A GPCTBA C&I foi criada com o objetivo de ter um framework voltado para a realidade do lead. Ela torna a experiência dele, enquanto responde às perguntas do seu Closer ou SDR, o mais confortável possível, ajudando seu time a aumentar o potencial das vendas.
O que são leads qualificados? Os leads qualificados, em suma, são aqueles contatos que têm necessidade e possibilidade financeira de comprar determinado produto ou serviço da sua empresa, apresentando grande tendência em se tornar clientes.
O pipeline é um mapa das etapas que compõem o processo de vendas de uma empresa. Cada negociação é movimentada pelo pipeline de vendas seguindo algumas fases: primeiro contato, proposta e negociação.
Leads e prospects são pessoas ou outras empresas que têm interesse no produto ou no serviço que o seu negócio comercializa e demonstraram isso. Ou seja, são possíveis compradores da solução que você oferece. Para gerar prospects para sua empresa é preciso, primeiro, gerar leads.