A linguagem verbal consiste no uso de palavras escritas ou faladas. Podemos citar as conversas do cotidiano. A linguagem não verbal é quando usamos apenas imagens, gestos, silêncio, barulhos etc. para efetivarmos um significado.
Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele.
Quer dizer, sempre que uma pessoa fala com outra ou quando escreve e lê mensagens está usando palavras para se comunicar. Ou seja, está usando a linguagem verbal. Isso significa que artigos, revistas, livros, seminários, reportagens, filmes e conversas são exemplos de linguagem verbais.
A comunicação não verbal, como o próprio nome sugere, é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Inclui comportamentos aparentes, como: olhares, gestos, toques, posturas, assim como mensagens menos óbvias, como: roupas, distância espacial entre as pessoas etc.
Qual a diferença de linguagem verbal e linguagem não verbal?
A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos.
Dentro de uma perspectiva sistêmico-funcional, a linguagem é entendida como articuladora de três dimensões (que Halliday e Hasan chamam de metafunções): a dimensão textual, a dimensão interpessoal e a dimensão ideacional.
É correto afirmar sobre linguagem verbal: a) É uma técnica que tem como ferramenta uma prensa e modelos de letras móveis feitas em metal, organizadas em uma bandeja na forma de palavras ou frases - possibilitou a reprodução rápida de textos escritos, que anteriormente eram manuscritos.
A resposta correta é a alternativa B) Fotografia do seu cão de estimação. A linguagem verbal se refere àquela que utiliza palavras e sons articulados, como a escrita, a fala e a leitura. Uma fotografia não utiliza palavras ou sons articulados, portanto, não é um exemplo de linguagem verbal.
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.
Existem diversos tipos dela, como a oral, escrita, literária, mímica, artística, jornalística e digital. A língua é um dos seus códigos e tem caráter social. A linguagem formal é utilizada em contextos mais sérios e solenes, já a linguagem informal apresenta maior espontaneidade.
A comunicação não verbal é aquela que acontece sem o uso de palavras escritas ou faladas. A transmissão da mensagem é feita por meio da linguagem corporal através de gestos, expressões faciais, posturas, distâncias físicas e vestimentas.
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.