Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento). Bengala verde: é usada por quem possui baixa visão ou visão subnormal.
Você já deve ter visto piso tátil. Estes são os ladrilhos de cores vivas geralmente amarelos e ou vermelhos que você verá em calçadas, metrô, estações de ônibus e outros locais públicos.
Bengalas. Entre os equipamentos para deficientes visuais disponíveis no mercado, sem dúvida as bengalas são indispensáveis, pois ajudam na locomoção nos mais diversos ambientes, tais como ruas e calçadas.
Deixe que a pessoa sente-se sozinha. Não guie a pessoa cega empurrando-a ou puxando-a pelo braço. Basta deixá-la segurar seu braço ou ombro que o movimento de seu corpo lhe dará a orientação de que precisa; Ao explicar direções para uma pessoa cega, seja o mais claro e específico possível.
- Bengala Branca: Sinaliza a pessoa cega, perca total da visão. - Bengala Verde: Sinaliza pessoas com baixa visão, não são cegas, apenas enxergam com maior dificuldade, possui visão parcial.
Bengala Verde: Indica que o usuário tem visão parcial ou baixa visão. Uso Comum: Utilizada por pessoas que possuem alguma capacidade visual, a bengala verde sinaliza para os outros que seu portador tem alguma visão, mas pode precisar de suporte adicional. Bengala Amarela: Representa deficiência visual e auditiva.
Um dos meios mais simples e baratos para prevenir fraturas em idosos tem sido a bengala, cuja função é contribuir para a mobilidade mais segura e facilitar a vida cotidiana.
A batuta então é um bastão que pode ser feito de madeira, fibra ou até metal com uma pequena esfera na ponta com a função de alongar os gestos das mãos do regente. Imagine um músico lá do fundo de uma orquestra?
A bengala é um apoio extra, que melhora o equilíbrio e evita quedas. Para usa-la é preciso que seja posicionada no lado oposto da perna machucada para melhor distribuição de peso.
"Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Mesmo sem a imagem visual, a sensação que um cego de nascença tem ao sonhar é a mesma de uma pessoa que possui a visão".
Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.
p) Se conversar com uma pessoa cega, fale sempre diretamente, e nunca por intermédio de seu companheiro. A pessoa cega pode ouvir tão bem ou melhor que você. Não evite as palavras “veja”, “olhe” e “cego”; use-as sem receio. As pessoas cegas também as usam.
Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz.
Braille – Para ler e escrever, as pessoas cegas dispõem do sistema de pontos em relevo mais utilizado em todo o mundo, que é o sistema braille. Ele foi desenvolvido pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida data de 1837.