O que são as Moscas Volantes? As Moscas Volantes são o nome dado a depósitos de substâncias na região ocular conhecida por humor vítreo, um líquido gelatinoso e normalmente transparente que preenche a cavidade do globo ocular e que mantém a Retina em sua posição, evitando o seu descolamento, além de outras funções.
No início da idade adulta, as pessoas podem notar fios flutuantes ocasionais na visão de um ou de ambos os olhos, relacionados à contração do humor vítreo. Esses tipos de moscas volantes (chamados moscas volantes vítreas de contração ou idiopáticas) raramente indicam qualquer coisa prejudicial.
Já quando as moscas volantes passam a atrapalhar ou quando estão acompanhadas de flashes de luz ou redução da visão, é preciso procurar o especialista com urgência, porque pode ser um sintoma do descolamento de retina, por exemplo.
A presença de moscas volantes na visão pode ser acentuada em situações de estresse, cansaço e ansiedade. Esses fatores podem tornar as manchas mais perceptíveis ou aumentar sua quantidade. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as moscas volantes não são um sinal de uma condição grave ou preocupante.
Refere-se a mudanças frequentes na clareza da visão. A visão flutuante pode ser um sinal de diabetes ou hipertensão (pressão alta), que podem danificar os vasos sanguíneos da retina.
Você enxerga SUJEIRINHAS flutuando nos olhos? O que são? Tem como tratar? São perigosas?
Estou enxergando uma mancha.?
Agende uma consulta
A atitude correta a ser tomada ao perceber o aparecimento de manchas escuras na visão é procurar um oftalmologista. Apenas através de alguns exames específicos, o médico poderá determinar se você sofre com moscas volantes ou com alguma variação mais grave, como o descolamento da retina ou do vítreo.
A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.
Nestes casos, movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão e assim diminuir o desconforto. O que preocupa no aparecimento das moscas volantes é a possibilidade de ocorrer uma rasgadura da retina.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Também é cinsiderado tratamento experimental, porém com menor probabilidade de complicações do que as anterior, apesar de que pode dar alguns sintomas como visão embaçada e fotofobia, devido à pequena dilatação da pupila que este colírio causa.
A tração mecânica estimula a retina, a qual envia um sinal que é percebido pelo cérebro e interpretado como luz. A separação completa do vítreo leva a um aumento das moscas volantes, o que pode durar vários anos.
No entanto, para quem apresenta algum dos sintomas mencionados de maior gravidade — como quando há descolamento do vítreo —, a recomendação pode ser o tratamento com uso de laser ou cirurgia, como a vitrectomia. Nela, o vítreo do olho é retirado e substituído por uma solução em gel.
A maioria são causadas por pequenas manchas de uma proteína chamada colágeno, como podem ser parte do vítreo descolado, células de sangue flutuando no vítreo ou inflamação intraocular. As moscas volantes são perigosas? As moscas volantes podem ser irritantes, mas por si só não são perigosas.
Quanto tempo leva para as moscas volantes sumirem?
As moscas volantes podem sumir em meses ou até semanas. Nos casos em que ela não desaparece, se elas não causarem incômodo na visão, o tratamento é somente observar.
Com o avanço da idade, esse gel vítreo tende a ficar mais líquido e se soltar da retina em alguns pontos. Ou seja, esse processo provoca o descolamento vítreo em algumas regiões. Além disso, as moscas volantes também podem surgir após hemorragias oculares causadas por traumas, infecções e processos inflamatórios.
A causa mais comum das moscas volantes é o processo comum do envelhecimento, com a idade o vítreo (fluído gelatinoso que preenche o globo ocular) pode ficar mais líquido e começa a se soltar do globo ocular, causando o aparecimento dos pontos. Outra causa bastante comum é a separação do vítreo da superfície da retina.
Por que você enxerga sujeirinhas flutuando nos olhos?
As moscas volantes podem sinalizar problemas mais graves como descolamento de retina, ou até mesmo por situações do dia a dia como uma sujeirinha que entrou nos olhos. O indicado é prestar atenção na quantidade e se persistem por tempo prolongado.
O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando no olho?
Isso significa que se algum objeto externo entrar no vítreo (sangue ou outras células, por exemplo), ele irá ficar por lá. E quando esses pequenos pedaços de detritos oculares tampam a passagem da luz pelo olho, eles podem lançar sombras na retina. Essas são as sombras que percebemos como as moscas volantes.
O aumento súbito de Moscas Volantes na visão, principalmente se acompanhado de outros sintomas como dor ocular, presença de flashes ou raios de luz, ou ainda a perda de visão pode indicar situações potencialmente graves como um Descolamento de Retina.
O principal sintoma é o aparecimento de manchas que lembram “mosquitos” se movendo ao enxergar. Isso acontece quando a pessoa olha para uma superfície plana, como uma parede branca, dependendo da posição do olhar e da iluminação do ambiente.
Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.
Quais os sintomas do Descolamento de Vítreo? O principal sintoma do descolamento de vítreo é a presença de pequenas manchas ou linhas flutuantes que se movem no campo de visão.
Tais imagens flutuantes são pequenos “objetos”, como por exemplo porções minúsculas de tecido, glóbulos vermelhos ou proteínas, que entram no globo ocular e fazem sombras na retina — o tecido sensível à luz na parte de trás do olho.
A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.
Se você vem enxergando manchas se movimentando no campo de visão, marque uma consulta com um especialista para avaliar se são realmente moscas volantes. Não deixe de fazer exames oftalmológicos regulares e sempre vá a clínicas ou hospitais renomados. A saúde ocular nunca deve ser deixada de lado.