A teoria dos sete estilos universais foi criada por Alyce Parsons e Mimi Dorsey, precursoras da consultoria de imagem. Ela serve para orientar cada pessoa dentro do seu estilo pessoal de acordo com as características da sua personalidade, o que facilita a vida de cada um na hora de se vestir.
O estilo universal pode ser entendido como uma espécie de categoria que reflete características e padrões em comum na forma de se vestir das pessoas. Por isso mesmo, não existe um único estilo universal. Na verdade, as idealizadoras dessa teoria apontam sete tipos, que se dividem em estilos de base e secundários.
As precursoras da Consultoria de Imagem e Estilo, Alyce Parsons e Mimi Dorsey elaboraram no livro Style Source, a teoria dos 7 estilos universais que é hoje amplamente difundida e utilizada por personal stylists de todo o mundo.
Algumas características-chave do estilo tradicional são: Peças clássicas: peças de roupa como camisas sociais, blazers, saias lápis, vestidos tubinho, calças de corte reto e casacos bem cortados; Materiais de alta qualidade: materiais como lã, seda, algodão e couro, são comuns no estilo tradicional.
Streetwear é um estilo de roupa casual que ganhou o mundo a partir da década de 1990. Ele surgiu inspirado pela moda hip hop de Nova York e pela cultura do surf do estado da Califórnia. O streetwear tem como propósito incluir elementos de roupas esportivas, punk, skate e moda de rua ao estilo de se vestir.
Os estilos, na realidade, refletem nossas personalidades, identidades e características pessoais. Você perceberá isso a medida em que formos descrevendo cada estilo.
Os elementos de estilo são chamados superelementos porque podem conter ilimitados números de curvas e superfícies. A interface do usuário do estilo oferece o melhor de ambos — é um ambiente de modelagem independente, intuitivo e também é um elemento do Creo.
O estilo criativo é conhecido pela sua originalidade, ousadia e muita diversão. Os looks podem contar com sobreposições diferentes, mix de texturas ou até mesmo de estampas. A grande diferença é que no estilo criativo está liberado unir tendências para mostrar ainda mais a sua personalidade.
Estilo é a um conjunto de características que só você tem: todas as coisas que te constituem, a maneira como você combina os seus gostos e aspectos da sua personalidade. O estilo coordena o conjunto de informações que se manifesta por meio da sua aparência, mas não só, e está intrinsecamente ligado ao seu jeito de ser.
Muitos defendem que estilo é a pessoa mostrando a sua autenticidade, seja nas roupas que vestem ou no seu modo de agir e falar. É trazer a sua identidade para o modo como você se comporta e se veste. Estilo é também usado para definir o modo como uma pessoa costuma se expressar.
A moda comfy, como o próprio nome diz, deve ser composta por roupas confortáveis e que passem essa informação não apenas para quem está usando, mas visualmente. Peças como camisetas de algodão, calças de moletom ou tecido fino e vestidos em linho são ótimas escolhas.
O estilo é caracterizado por uma estética desleixada, rebelde e contra-cultura. Na moda, a estética grunge inclui peças como camisas xadrez, jeans rasgados, camisetas largas, botas chunky, jaquetas de couro desgastadas e acessórios como gorros e lenços amarrados no pescoço.
Quem criou os 7 estilos universais? Os 7 estilos universais foram idealizados pelas consultoras de imagem e estilo Alyce Parsons e Mimi Dorsey, sendo citados pela primeira vez no livro “Style Source: The Power of the Seven Universal Styles for Women and Men”.
O estilo elegante preza por roupas de qualidade e com caimento perfeito, priorizando totalmente a durabilidade. O conceito de sofisticação está muito presente nos visuais deste estilo, pois o foco é estar bem arrumada, sem peças exageradas e pronta para qualquer situação.
Os 7 estilos universais são divididos em estilos base e estilos secundários. Estilo Base: é aquele que melhor reflete a personalidade e as preferências individuais de uma pessoa e que geralmente a acompanha ao longo da vida.