Conhecemos como probabilidade a área da matemática que estuda a chance de um determinado evento acontecer. A probabilidade conta com conceitos importantes, como experimento aleatório, evento, espaço amostral, e eventos equiprováveis.
A probabilidade ajuda o aluno a compreender os fenômenos da natureza, da vida cotidiana e em sua tomada de decisões. Buscar sempre a melhor maneira de mediar o conhecimento, se torna a melhor arma do professor no momento da aprendizagem. Palavras-chave: Probabilidade, Anos Iniciais, Cotidiano.
As probabilidades são utilizadas para exprimir a chance de ocorrência de determinado evento. Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios. Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos.
os estudos demográficos e, em especial, os estudos de incidência de doenças infecciosas e o efeito da vacinação ( exemplo de grande repercussão na época sendo o da varíola ) a construção das loterias nacionais e o estudo dos jogos de azar: carteados, roleta, lotos, etc.
Os primeiros estudos de probabilidade foram desenvolvidos para resolver problemas em jogos, pois pode ajudar os jogadores a terem mais chances de ganhar, resumindo, com a probabilidade podemos calcular desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chances dentro de uma pesquisa eleitoral.
Probabilidade é a chance de obter determinado resultado em um experimento. Fundamentos probabilísticos são utilizados na análise de experimentos e situações aleatórias e podem contribuir para tomadas de decisões em diferentes contextos.
Analisar e discutir dados de fenômenos aleatórios através de testes, desvios, erros e outros tratamentos estatísticos. interpretar dados numéricos de uma população ou amostra.
Qual a finalidade da probabilidade para uma empresa?
Sendo assim, a ferramenta é utilizada para garantir que a organização esteja sempre à frente e preparada para enfrentar os problemas de forma ágil e eficiente, caso eles aconteçam de fato.
A probabilidade está presente em diversas situações que envolvem resultados possíveis (espaço amostral) e resultados favoráveis (eventos). Os jogos de azar, como o dado, as cartas e as loterias, necessitam dos cálculos probabilísticos na determinação das chances de um jogador ganhar ou perder.
A probabilidade associa números às chances de determinado resultado acontecer, de modo que, quanto maior esse número, maior a chance desse resultado ocorrer. Existe um “menor número”, que representa a impossibilidade do resultado, e um maior número, que representa a certeza de determinado resultado.
A probabilidade proporciona um modo de medir a incerteza e de mostrar aos estudantes como matematizar, como aplicar a matemática para resolver problemas reais.
É um jeito de reunir informações numéricas de uma maneira que fique mais visível para que todos consigam compreender o contexto. Em resumo, enquanto a Probabilidade usa a Matemática para estimar acontecimentos possíveis entre aleatoriedades, a Estatística engloba um cenário mais abrangente do uso de dados como um todo.
Na ciência, a probabilidade é usada para quantificar a incerteza associada a um fenômeno ou resultado. – Evento: é uma ocorrência específica que pode ser observada ou medida. Na ciência, um evento pode ser um resultado de um experimento, como lançar uma moeda e obter cara ou coroa.
A função de probabilidade associa cada valor que a variável aleatória pode assumir à sua probabilidade de assumir esse valor. Podemos dizer que: Onde é a variável aleatória discreta. Por exemplo, vamos considerar o evento do lançamento de duas moedas e a gente quer saber quantas caras foram obtidas.
Qual é o uso no cotidiano do uso da probabilidade?
Eventos probabilísticos estão presente em situações do cotidiano que podem variar de uma doença terminal, um desastre natural, ou tão simplesmente quanto comprar ovos, o que nos faz questionar a importância dada a probabilidade por pesquisadores, estudiosos e por professores no Ensino Básico.
Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Resultados mais próximos de 1 têm mais chances de ocorrer. Além disso, a probabilidade também pode ser apresentada na forma percentual.
Isso possibilita que elas reconheçam que determinadas situações exigem a quantificação ou a comparação de quantidades. No que concerne ao estudo de noções de probabilidade, a finalidade, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é promover a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos.
Quais são alguns exemplos de aplicação da probabilidade em situações do cotidiano?
Ao calcular a possibilidade de passar no vestibular “chutando” as questões; ou as chances de ganhar na loteria jogando todos os dias. Outro exemplo cotidiano é quando você assiste a um jogo de futebol e tenta adivinhar quem ganhará a partida ou as chances do time ganhar o campeonato.
O cálculo de probabilidade, como já dito no início do artigo, se dá pela razão (divisão) do número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis, isto é: P = n(A)/n(α) onde: A é um evento que deseja-se conhecer a probabilidade; α é o espaço amostral em que o evento está contido.
O marco do início da Teoria das Probabilidades é considerado com a troca de correspondências entre os estudiosos franceses Blaise Pascal (1623 - 1662) e Pierre de Fermat (1601 - 1665). discussões e uma solução para um problema semelhante ao problema dos pontos (divisão de apostas).
Como os conceitos de probabilidade são usados na tomada de decisões?
O conceito é amparado por cálculos, que por sua vez são fatos, e portanto, previsões concretas. Graças a essa característica, ela é fundamental em processos de tomada de decisão onde a incerteza é uma realidade. Não por acaso, é frequentemente utilizada dentro de projetos de melhorias e resolução de problemas.