Na verdade, o que diferencia o marketing de serviços são características conhecidas por P's. Isso porque o marketing convencional consiste em 4 P's que são Praça, Preço, Produto e Promoção. Enquanto o marketing de serviços conta com 7 P's: Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Palpabilidade.
Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.
Os 7 P´s do Marketing de Serviços | Mix de Marketing de Serviços
O que significa os 4Ps em marketing?
E os famosos 4 P's do composto de marketing, em cujo título deste artigo chamei livremente de “PPPP”, são: Preço, Praça, Produto e Promoção. Por preço, atribuímos a quantidade de dinheiro que os consumidores se dispõem a pagar para adquirir o produto ou serviço que a empresa comercializa.
Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.
O autor Mintzberg estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia, apresentando o modelo dos 5 Ps: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.
O sétimo P diz respeito às evidências físicas, ou seja, aos elementos tangíveis que compõem a experiência do cliente. Isso inclui a identidade visual da marca, o design do produto, a ambientação das lojas físicas, entre outros aspectos.
Os 8PS envolvem todas as práticas e estratégias usadas para se obter um resultado mais assertivo através da internet. Isso torna seus processos mais claros, aumentando suas vendas e facilitando captação de novos clientes.
Os 4 PS que compõe o marketing são: - Produto: Aquilo que a empresa oferta; - Preço: O valor a ser cobrado do cliente; - Praça: O ambiente de oferta do produto/serviço; - Promoção: Como você irá promover seu produto/serviço.
Os 3 Ps indicam são: pessoas, processos e produtos. Esse modelo de gestão consiste em saber gerenciar o pessoal, o processo e o produto de forma a conseguir o máximo rendimento. De forma bastante simples, o objetivo do método dos 3 Ps é conhecer as prioridades do negócio por meio do alinhamento entre esses 3 pontos.
Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. Estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias.
Como fazer os 4 ps do marketing? Para fazer os 4 ps de marketing você precisa definir seu Produto, o Preço, a Praça (onde vai ser ofertado) e criar uma estratégia de Promoção.
Entretanto, foi em 1960,que Jerome E. McCarthy (1978), na primeira edição do seu livro Basic Marketing: a managerial approach, apresentou uma estrutura inovadora, usando a classificação do marketing mix, que ele chamou de 4Ps, popularizando produto, praça, promoção e preço, como os seus quatro elementos.
Os 4 Ps reúnem apenas produtos, preço, praça e promoção. Já os 8 Ps reúnem esses e ainda pessoas, processos, posicionamento e performance. Os 4Ps, 4Cs e 4As são abreviações de conjuntos de técnicas diferentes, que são a base de toda e qualquer estratégia de marketing e vendas no mercado.
Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 C's do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 C's nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
O P de Praça, conhecido como ponto de venda (PDV) ou ponto de distribuição, são os locais onde as empresas vendem aqueles produtos que tem ofertado ao público. Sendo assim, é na praça que os clientes poderão ter contato com os produtos e serviços de uma organização.
O 'P' de promoção nada mais é do que a maneira de divulgação do produto. Não se trata apenas dos canais de divulgação, mas também da comunicação e da linguagem que será usada para atingir suas personas.