Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações. O que é uma matriz de referência? Como a matriz de referência é dividida?
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
Foco: Enquanto os descritores são focados em habilidades e conhecimentos específicos que podem ser medidos em avaliações, a BNCC tem uma abordagem mais ampla, definindo os objetivos gerais de aprendizagem para toda a educação básica.
Localizar informações explícitas em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto. Identificar a finalidade do texto, da leitura textual em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização. Reconhecer assunto de um texto.
D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema de um texto.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio na construção do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e não-verbal (textos multissemióticos).
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG /Faculdade de Educação-FAE / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.
Em programação de computadores, um descritor de arquivo ou descritor de ficheiro, do inglês file descriptor (FD), é um indicador abstrato para acessar um arquivo. O termo é geralmente usado em sistemas operacionais POSIX. Para o Microsoft Windows, o termo "handle de arquivo" é mais usado.
Os descritores podem ser classificados como: (1) controlados, que são utilizados para a indexação de artigos nas bases de dados; ou (2) não-controlados, palavras textuais e seus sinônimos, variações de grafia, siglas e correlatos (SANTOS et al., 2007).
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar os motivos pelos quais os fatos são apresentados no texto, ou seja, o reconhecimento de como as relações entre os elementos organizam-se de forma que um torna-se o resultado do outro.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
A habilidade EF67LP38 consiste em: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação.