Viveu no Chile até abril de 1969, quando foi convidado para lecionar nos Estados Unidos e também para atuar no Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra, Suíça. Aceitou os dois convites, permanecendo inicialmente 10 meses em Harvard, onde deu forma definitiva ao livro Ação Cultural para a Liberdade.
O educador sofreu perseguição do regime militar (1964-1985), ficou preso por 70 dias e foi exilado por 16 anos, considerado traidor. Em 1967, durante o exílio, no Chile, escreveu o primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade.
Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar e de Edeltrudes Neves Freire morou na cidade do Recife até 1931, quando foi morar no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes, onde permaneceu durante dez anos.
Embora o exílio tenha sido uma vivência extremamente benéfica para o filósofo, com a Lei da Anistia, havia chegado a hora de retornar ao seu tão querido Brasil, o que ele fez, em 7 de agosto de 1979.
Quem foi Paulo Freire. E seu trabalho como professor
Por que Freire foi exilado?
A carreira de Freire no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 31 de março de 1964. Acusado de subversão, ele passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio. Ele foi preso e exilado por causa de seus métodos inovadores de educação, com foco na transformação social.
Paulo Freire (1921-1997) foi um educador, filósofo e pedagogo brasileiro, nascido em Recife, Pernambuco. Descendente de família de classe média, formou-se em Direito em 1947, mas logo descobriu sua vocação para a educação. A partir daí, dedicou sua vida ao ensino e à reflexão sobre a prática pedagógica.
Nesse sentido, além de um homem de fé, cristão praticante, Paulo pode ser entendido no grupo social de cristãos engajados na ação sócio-política a partir de alguns princípios.
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Se estivesse vivo, Paulo Freire faria103 anos. Educador genial, patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire é doutor honoris causa de meia centena de universidades do Brasil e do exterior. O clássico "Pedagogia do Oprimido" é terceira obra mais citada do mundo na área de humanas.
Paulo Reglus Neves Freire, nordestino, brasileiro, de classe média, filho de Joaquim Temistocles Freire e Edeltrudes Neves Freire, nasceu na cidade de Recife, no Estado de Pernambuco em 19 de setembro de 1921.
Quando chegou em Éfeso, ficou ali por pouco menos de três meses e realizou uma série de milagres, como curas e exorcismos. Depois de provocar uma revolta na cidade, o apóstolo seguiu para a Macedônia, passando novamente por Corinto, onde permaneceu por três meses.
O trabalho de Freire no Chile ocorreu em diálogo com uma crescente politização da classe trabalhadora, especialmente do campo. Em 1967, com a pressão dos trabalhadores rurais e apoio de uma ampla aliança reformista, o país aprovou as leis da reforma agrária e da sindicalização camponesa.
Graduou-se pela Faculdade de Direito de Recife, foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz, diretor do setor de Educação e Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria) e fundou o Instituto Capibaribe.
Gosto de pensar na resposta do camponês quando disse, ser Deus o Pai de todos. Gosto, por que creio na verdade bíblica, inspirada pelo apóstolo Paulo: “[…] há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4:6). E de volta a Freire (1997 p.
Suas obras são referência no mundo todo para projetos de educação e saúde; existem institutos com seu nome e dedicados a estudar sua trajetória em países como Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Áustria, Alemanha e África do Sul.
A influência de Frantz Fanon no pensamento de Paulo Freire é bem conhecida, mas o patrono da educação brasileira também se inspirou muito em Amílcar Cabral, o intelectual revolucionário de Guiné-Bissau.
A crítica de Paulo Freire é contra qualquer religião (não só a Igreja Católica) que separa a transcendência da mundanidade, coloca Deus fora da realidade, condenando esta última a ser o resultado da vontade Dele e, por consequência, como essencialmente correta e contra a qual é pecado se insurgir (Freire, 2005, p. 55).
A presente obra traz a mulher, mãe e educadora Elza Freire, primeira esposa de Paulo Freire, e sua contribuição ocular para a história da educação brasileira.
O que aconteceu com Paulo Freire na ditadura militar?
O país havia superado fazia pouco tempo as mais de duas décadas de ditadura militar. Freire foi um dos principais intelectuais atacados pelo golpe de 1964. Ele respondeu a inquéritos, foi preso e, em seguida, exilado no Chile. Foi classificado como inimigo do povo brasileiro e subversivo.
Foi um educador, escritor e filósofo Pernambucano. Freire foi um homem além de sua época, foi considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Todo seu trabalho teórico envolve uma crítica contundente à educação bancária, onde o professor detém o conhecimento e o aluno é um mero receptor.
Filósofo e educador faleceu em 2 de maio de 1997, vítima de infarto. Há exatos 24 anos, em 2 de maio de 1997, o filósofo e educador Paulo Freire falecia vítima de infarto no miocárdio.