Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
O fluxo de informação é um processo de comunicação dinâmico, que ocorre em diferentes ambientes informacionais, com o objetivo de transmitir informações, com valor agregado, de um emissor para um receptor ou múltiplos receptores, visando responder as mais complexas necessidades informacionais e possibilitando a geração ...
O Fluxo de informação define como a informação flui entre as diversas atividades de um processo de negócio. No BPMN podemos definir o fluxo de informação utilizando fluxos de sequencia, artefatos (data object) e associações.
O fluxo informacional surge pela necessidade de organizar e compartilhar informações em um determinado ambiente, onde Jamil (2001, p. 165) define como: "a transmissão de dados ou conjunto de dados através de unidades administrativas [...], organizações e profissionais, [...] para alguém que delas necessitam".
Entende-se por fluxos da sociedade global a cadeia interconectada entre as diferentes partes do mundo que permite a circulação – nem sempre livre – de elementos econômicos, informações e pessoas.
A globalização e seus fluxos - Geografia - Ensino Médio
O que são redes e fluxos de informações?
Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
A rede geográfica é um conjunto de linhas imaginárias, formadas por paralelos e meridianos, que servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Esta rede é de fundamental importância para a confecção de mapas e é o principio de funcionamento de um GPS, dentre outras utilizações.
Teve início com a Terceira Revolução Industrial, na segunda metade do século XX. Caracterizada pela organização em rede, tanto dos territórios quanto da sociedade, e pela intensificação dos fluxos de todos os tipos. Tem como efeitos a aceleração da vida de um modo geral.
Algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, telefone fixo e móvel, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global.
Quais as principais etapas do fluxo de informação?
Os fluxos de informação permitem o estabelecimento das etapas de obtenção, tratamento, armazenamento, distribuição, disseminação e uso da informação no contexto organizacional.
Teoricamente os fluxos informacionais formais, distinguem-se pela forma em que se estabelecem, podendo ser classificados como fluxo horizontal, fluxo transversal ou fluxo vertical.
Os diagramas de fluxo de dados são divididos em duas categorias com base no fluxo que precisa ser visualizado. Eles podem ser diagramas de fluxo de dados lógico ou físicos.
O fluxo de dados pode funcionar de diferentes maneiras dependendo do contexto em que é utilizado. No geral, ele consiste na transferência de informações de uma fonte para um destino, por meio de um canal de comunicação, possibilitando o compartilhamento e o uso de dados de forma eficiente e integrada.
Em essência, o fluxo de comunicação empresarial trata-se do caminho pelo qual as informações fluem, alinhando processos, metas, estratégias e garantindo clareza para todos os envolvidos.
Como as redes sociais influenciam os fluxos de informações na sociedade?
O uso das redes sociais introduziu uma nova dimensão de interconexão nas instituições sociais. Foi possível nos conectar com mais facilidade com nossos amigos, familiares e colegas, independentemente da distância física.
Os fluxos de comunicação nas organizações podem ser classificados em comunicação vertical (ascendente e descendente) e em comunicação lateral ou horizontal conforme a estrutura da organização e a tecnologia utilizada.
Os fluxos informacionais informais são gerados pelo capital intelectual da empresa e estão relacionados à informação gerada/comunicada entre as pessoas, por meio das relações humanas construídas nas diferentes unidades de trabalho.
São elementos que definem o comportamento do processo na forma de atividades, eventos e decisões. Essa é uma das categorias básicas da BPMN. Ela possui os principais elementos para a definição do processo de negócio.
Uma rede é a combinação de dois ou mais computadores e seus elos de conexão. Uma rede física é o hardware (equipamentos como adaptadores, cabos e linhas telefônicas) que compõe a rede. O software e o modelo conceitual compõem a rede lógica . Diferentes tipos de redes e emuladores fornecem funções diferentes.
Os dois tipos de redes locais mais usados são as redes cabeadas comuns (LANs convencionais) e as redes sem fio, também conhecidas como Wireless Local Area Network ou WLANs.
Qual a importância dos fluxos e redes para a globalização?
As redes de comunicação nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea.