A conotação está muito presente na linguagem literária, principalmente, na linguagem poética, porém não é exclusividade delas, é bastante utilizada, também, em outros textos: publicitários, histórias em quadrinhos, letras de música, piadas, etc.
Dessa forma, podemos perceber que a conotação exerce um sentido simbólico e figurado, que tem como finalidade despertar sentimentos em quem está recebendo a mensagem. A conotação é muito utilizada na literatura, na linguagem poética, em letras de músicas, anúncios publicitários e em conversas do cotidiano.
A utilização da linguagem conotativa nos gêneros discursivos literários e publicitários ocorre para que se possa atribuir mais expressividade às palavras, enunciados e expressões, causando diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes.
O que é denotação? Denotação ou linguagem denotativa é a linguagem caracterizada pelo uso de palavras com sentido literal. É o tipo de linguagem comumente usado em mensagens objetivas e em discursos que visam à transmissão precisa de fatos, opiniões ou argumentos.
Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da significação própria. Sentido figurado, metafórico. Denotação: Significado de uma palavra ou expressão mais próximo do seu sentido literal. Sentido real, denotativo.
SENTIDO DENOTATIVO X CONOTATIVO (FIGURADO x REAL) - Aula 1 - Profa. Pamba - Curso de Estilística
O que é conotação resumo?
Sentido conotativo é o uso figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem. Ou seja, é aquele que proporciona interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras e das definições que aparecem nos dicionários.
Sempre apresenta o sentido figurado, ou imaginário, de uma palavra. Diferente do sentido denotativo, o conotativo não se limita à semântica do dicionário, de forma que pode assumir qualquer significado, dependendo do objetivo do autor.
Ouça o texto abaixo! A função conativa, a qual também é chamada de apelativa, é uma das funções da linguagem de acordo com a gramática normativa. A conação apresenta ênfase no receptor da mensagem, ou seja, tem o objetivo de persuadir o destinatário/interlocutor e influenciar o seu comportamento.
Como a conotação é frequentemente usada na publicidade?
A linguagem conotativa é frequentemente usada na literatura e na publicidade, onde a intenção é criar um impacto emocional ou persuadir quem lê. Ela permite que os escritores, por exemplo, transmitam mensagens de maneira mais rica, se conectando às experiências e emoções do público-alvo de uma forma mais profunda.
A linguagem conotativa é aquela que utiliza palavras em um sentido figurado, diferente do seu sentido literal. No caso da frase "Eles limparam até as nuvens!", a expressão "limparam até as nuvens" não deve ser entendida literalmente, pois é impossível limpar nuvens.
As palavras empregadas em sentido conotativo são: “Desgrudava” e “apagava”. As palavras acima, no contexto dado, não podem ser interpretadas em seu sentido literal, tal como se apresentam no dicionário, uma vez que não cabe no sentido literal a mente “desgrudar” e o olhar “apagar”.
CONOTAÇÃO, “sentido conotativo, sentido figurado” é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas.
A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual. Por exemplo: Ana é uma flor.
Então, o texto literário abriga palavras que podem ter sentido ambíguo. Essa ambiguidade caracteriza as palavras Conotativas da língua. Portanto, vale definir: Conotação: palavras que possuem uma carga de experiência pessoal, subjetividade, emoção e cujo significado extrapola o sentido do dicionário.
Em que situação uma palavra é considerada conotativa?
Quando se realiza um texto, pode ser aplicada palavras que possuem o sentido literal do seu significado, mas também pode-se utilizar palavras em seu sentido figurado. Quando estamos usando o sentido literal, significa que esta palavra é denotativa, enquanto que o sentido figurado representa a palavra conotativa.
a) Palavras denotativas de inclusão: até, inclusive, mesmo, até mesmo, também. Exemplo: Todos ficaram impressionados com o resultado das vendas, inclusive o proprietário da loja. b) Palavras denotativas de exclusão: apenas, senão, salvo, só, somente.
Resumindo, então. O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.
Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.