Supercondutores são materiais capazes de conduzir a eletricidade, sem oferecer qualquer tipo de resistência, assim que atingem uma temperatura muito baixa, conhecida como temperatura crítica.
Superdispositivo permite a colaboração entre diferentes dispositivos, tornando seu tablet o centro do seu Vision e outros dispositivos compatíveis próximos para controlá-los de maneira conveniente.
A partir de então, o termo supercondutores vem sendo usado para denotar todos os materiais que, abaixo de uma certa temperatura crítica, Tc, perdem a resistência à passagem de corrente elétrica, além de apresentar outras propriedades. Dois anos após a descoberta, em 1913, Onnes é agraciado com o prêmio Nobel de Física.
Os três supercondutores mais utilizados são o nióbio-zircônio (Nb-Zr), as ligas nióbio-titânio (Nb-Ti) e o composto intermetálico nióbio-estanho (Nb3Sn).
Um material supercondutor permite que a corrente elétrica flua por ele com perfeita eficiência, sem desperdiçar energia. Até agora, grande parte da energia que geramos é perdida devido à resistência elétrica, que é dissipada na forma de calor.
- Supercondutor é um sólido com resistência zero (ou quase zero) a baixa T (temperatura crítica). A descoberta da supercondutividade aconteceu por acaso, quando, em um desses experimentos, Onnes observou que a resistência do metal mercúrio caía inesperadamente a zero perto da temperatura de 4 K.
Além da descoberta do fenômeno da super- condutividade, Kamerlingh-Onnes foi o primeiro a obter hélio na forma líquida. Por essas e outras contribuições à física de baixas temperaturas, denominada criogenia, ele ganhou o Nobel de fí- sica de 1913.
A levitação ocorre pois a força magnética, na superfície do supercondutor, é maior que a força peso, levando o ímã a subir até encontrar o ponto de equilíbrio.
Esse fenômeno é caracterizado pelo efeito Meissner, que faz com que as linhas de campo magnético não sejam capazes de penetrar nos materiais supercondutores, caso esses materiais se encontrem refrigerados a temperaturas menores que suas temperaturas críticas.
Supercondutores são capazes de manter a corrente que os atravessa fluindo mesmo sem a aplicação de nenhuma tensão, propriedade essa explorada no estudo dos supercondutores eletromagnéticos como os encontrados nas máquinas MRI (imagem por ressonância magnética).
Na prática, a Internet das Coisas representa a interconexão de dispositivos e objetos cotidianos à internet. O que, como mencionamos, pode incluir tudo, desde geladeiras e carros até brinquedos e lâmpadas. A importância disso reside na capacidade de monitorar e gerenciar esses objetos à distância.
Para início de conversa o loT significa em inglês, “Internet of Things” ou em nosso portugês, “A internet das coisas”. Já vivemos no mundo tecnológico e os avanços realmente não param e a previsão é que em alguns anos tudo esteja conectado.
A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos e dispositivos ("coisas") conectados, equipados com sensores (e outras tecnologias) que os habilitam a receber e transmitir dados – de e para outras coisas e sistemas. Atualmente, a IoT é amplamente usada em ambientes industriais (IIoT) e é sinônimo da Indústria 4.0.
Os materiais supercondutores conduzem eletricidade sem perda de energia, permitindo a criação de mecanismos com rendimentos extraordinários. Eles também não dissipam calor, implicando na redução expressiva dos circuitos elétricos, ale de terem grande capacidade de gerar campos magnéticos muito intensos.
Quais são as principais características dos supercondutores?
Supercondutores são materiais com características magnéticas únicas: quando arrefecidos abaixo de uma determinada temperatura, eles conseguem fixar o campo de um ímã permanente ao seu interior.
Como o supercondutor pode resolver problema de perda de energia?
Quando um elemento supercondutor atinge a temperatura crítica, sua resistência elétrica cai a zero. Assim, permite que a corrente elétrica flua indefinidamente sem nenhuma perda de energia.
Qual é o fator limitante para o uso de supercondutores?
Um fator limitante ao uso prático dos supercondutores é a baixa temperatura em que estes materiais transitam para o estado em que exibem a supercondutividades.
Qual é a principal dificuldade na utilização de materiais supercondutores?
Isso porque atualmente, uma grande limitação para o uso de materiais supercondutores em larga escala é a necessidade de serem mantidos a temperaturas baixíssimas, muito próximas do zero absoluto (-273.15°C), o que exige sua associação a grandes infraestruturas de resfriamento.
O grande diferencial é que os supercondutores comuns precisam de temperaturas baixas e de alta pressão para funcionar, contudo, o 'Reddmatter' funciona em uma temperatura amena e sob uma pressão mais baixa.
Entre as inovações tecnológicas mais utilizadas atualmente está a Internet das Coisas (IoT). Por definição, o conceito emprega a rede mundial de computadores a dispositivos inteligentes — ajudando o usuário a realizar tarefas cotidianas. Para isso, são usados sensores e softwares.