Ou seja, o serviço só se caracteriza enquanto tal na medida em que há realização de trabalho, independente dos insumos utilizados, se tangíveis ou intangíveis, e dos meios de trabalho utilizados, se humanos ou mecânicos.
Serviço é a realização de uma ou mais atividades para atender demandas sem envolver mercadorias, como transporte, educação, refeições, serviços de telefonia etc.
Serviço é uma atividade prestada por alguém, que atende a necessidade de outra pessoa ou empresa, mas não é um bem material físico. A prestação de serviços é a realização de um trabalho que foi contratado por terceiros, podendo ser pessoa física ou jurídica.
07.02. Aula das Classificações dos Serviços Públicos (Direito Administrativo)
O que caracteriza um serviço?
Ou seja, o serviço só se caracteriza enquanto tal na medida em que há realização de trabalho, independente dos insumos utilizados, se tangíveis ou intangíveis, e dos meios de trabalho utilizados, se humanos ou mecânicos.
Um serviço também precisa ser entendido por suas características: inseparabilidade, variabilidade, intangibilidade e perecibilidade. Essa característica aponta para a seguinte questão: todo serviço tem um momento em que sua produção e consumo são simultâneos, inseparáveis.
Um automóvel e um ônibus são produtos, enquanto uma passagem de ônibus e uma corrida de táxi ou Uber são serviços. Outro exemplo: um aparelho celular é um produto, e a sua linha telefônica, cobrada pela operadora, é um serviço.
A diferença entre CNAE e Código de Serviço é: CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) define qual é a atividade econômica realizada pelo negócio, já o Código de Serviço aponta o tipo de serviço prestado e tem relação direta com o município onde o negócio está localizado e com a emissão de notas fiscais.
§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
No entanto, ainda é feita uma distinção entre as atividades que produzem utilidade em formas tangíveis e as que produzem a utilidade intangível, ou seja, os denominados serviços (Nusbaumer, 1987. (1987).
Um serviço é uma atividade intangível que é realizada para atender às necessidades de outra pessoa ou organização. Diferente de um produto físico, um serviço não pode ser tocado ou possuído, mas sim experimentado ou utilizado.
Afinal, o que é a descrição de produtos ou serviços? Simples: trata-se de todo conteúdo para informar, educar e convencer clientes e potenciais clientes a realizarem a compra ou contratação. Inclusive, informar e convencer são características muito marcantes desse tipo de conteúdo.
Como são classificadas as características dos serviços?
Serviços diferenciam-se dos bens em decorrência de quatro características específicas: (i) intangibilidade, (ii) perecibilidade, (iii) variabilidade e (iv) inseparabilidade.
Ou seja, é o nome de qualquer atividade que é feita para atender a uma determinada demanda do mercado, sem envolver uma mercadoria, como prestação de serviços na área da beleza, saúde e transporte, por exemplo.
Na verdade, a resposta é simples: produto é toda a mercadoria colocada à venda no comércio, que, normalmente, tem prazo de validade. Já serviço é um ato ou desempenho intangível, oferecido por uma empresa para outra empresa ou consumidor final.
Quais são as 4 principais características dos serviços?
De acordo com Kotler e Keller (2006) os serviços apresentam quatro características fundamentais: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade, conforme ilustrado na Figura 1.
Pode-se dizer que o conceito de prestação de serviço está relacionado à execução de um trabalho. Nesse caso, não há a venda de um bem material, como acontece com os produtos — pelo contrário, o que é ofertado são as experiências e soluções.
A prestação de serviço é uma atividade realizada por uma pessoa física ou jurídica, com o objetivo de atender às necessidades de outra pessoa ou empresa. Na prática, o prestador de serviço disponibiliza conhecimentos, habilidades ou esforços para oferecer uma solução ao contratante.