O dia 24 de junho é celebrado como o Dia de São João em homenagem a São João Batista, uma figura central no cristianismo. Essa data foi escolhida porque, segundo a tradição cristã, é aproximadamente seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo, que é comemorado em 25 de dezembro.
Nesta segunda-feira, 24, é comemorado o dia de São João, que simboliza o período das festas juninas, considerado por muitos brasileiros como a mais aguardado do ano. São João é um dos religiosos mais conhecidos, ao lado de São Pedro e São Paulo, que finalizam as comemorações no dia 29 de Junho.
Efemérides Fatos históricos do dia 24 de junho. 1901 — Abertura da primeira exibição de obras de Pablo Picasso, em Barcelona. 1913 — Grécia e Sérvia anulam sua aliança com a Bulgária. 1947 — Kenneth Arnold faz o primeiro relato amplamente divulgado sobre um OVNI, marcando o início da ufologia moderna.
São João é um caso raro entre os santos católicos: comemora-se seu nascimento, dia 24 de junho, e sua morte, dia 29 de agosto, daí sua fama de santo festeiro. O mais comum é festejar a morte do santo, ou o dia que eles nascem para Deus.
Efemérides Fatos históricos do dia 24 de julho. 1823 — A escravidão é abolida no Chile. 1883 — O município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, torna-se a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública. 1911 — Hiram Bingham descobre a cidade inca de Machu Picchu, no Peru.
João Batista é um dos santos mais venerados no mundo e o único do qual a Igreja celebra o dia de nascimento terreno, em 24 de junho, além do seu martírio celebrado em 29 de agosto. Foi aquele que viu o Messias com seus olhos.
O dia do santo mesmo é 24 de junho quando a Igreja Católica celebra o nascimento de São João, o Batista, primo de Jesus. Além dele, Santo Antônio e São Pedro também são homenageados nas festanças. Por todo o mundo, a data também é marcada por celebrações religiosas.
Anualmente, desde a Antiguidade, a comunidade católica celebra a vida e os feitos de São João Batista no dia 24 de junho. Apesar da data oficial no calendário da Igreja Católica ser a desta segunda-feira (24), a festa, em si, costuma ser realizada na noite da véspera.
Além de ser padroeiro dos doentes, ele é conhecido como protetor dos casados e também ajuda a abrir os caminhos. Por isso é muito conhecido por ser o santo do batismo. São João morreu no dia 29 de agosto, após Salomé pedir a cabeça dele a Herodes.
Quatro capitais brasileiras comemoram o São João como feriado. São elas: Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Recife (PE). Nos estados de Alagoas e Bahia, o feriado é estadual. Aos brasileiros de outras regiões do Brasil, sinto informar, mas é dia útil normalmente.
No Brasil, o Natal é comemorado anualmente no dia 25 de dezembro. Neste ano de 2024, o Natal cairá em uma quarta-feira. Essa data, assim como em muitos outros países, é marcada por celebrações que começam na véspera, no dia 24 de dezembro, com a tradicional ceia de Natal.
Conhecido como santo festeiro, São João é celebrado hoje (24). Ele é o segundo religioso homenageado nas festas juninas. São Pedro e São Paulo, no dia 29 de junho, finalizam as comemorações populares.
Muitas pessoas celebram a ceia de Natal no dia 24. Este dia tem sua importância, embora não seja feriado, por isso é comum ver um grande número de pessoas saindo para comprar presentes, ingredientes para a ceia, passear, entre outros.
Neste 24 de julho a “Lei de Cotas” (Lei nº 8.213/91 da Previdência Social) completa 30 anos. A data tem como objetivo celebrar conquistas, reforçar propósitos e continuar o enfrentamento aos desafios para construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva em relação às pessoas com deficiência e reabilitadas do INSS.
Neste dia, nasceram Lionel Messi, que completa 33 anos, e Juan Roman Riquelme, que faz 42. Além deles, o piloto multicampeão Juan Manuel Fangio nasceu nessa data.
Cristina, virgem e mártir. A jovem Cristina, mártir dos primeiros séculos, criou inimizades, em sua família, por causa de Cristo. Seu pai e outras pessoas submeteram-na a crueldades, para que abjurasse a fé, sem sucesso, até que duas flechas dilaceraram a sua vida. Sua memória é viva, sobretudo em Bolsena, onde nasceu.
São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.
Em tese, os evangélicos são contra festas juninas porque a cerimônia homenageia santos católicos (São João, Santo Antônio e São Pedro), que não são cultuados por famílias evangélicas. Alguns adaptam o festejo com outros nomes como "festa da colheita” e “festa da tradição” para atribuir outro significado.