Entre 2018 e 2023, os números se mantiveram similares: foram 46 acidentes em 2019; 40 em 2020; 46 em 2021; e 40 novamente em 2022. O ano com maior número de acidentes no primeiro trimestre do ano na última década foi 2014, com 59 registros.
O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
Segundo a base de dados do site, 24 pessoas morreram no Brasil esse ano em decorrência de acidentes aéreos. Em termos de comparação, no mesmo período de 2023, o site registrou 13 mortes e 56 ocorrências. Das 54 ocorrências de 2024, pelo menos 20 são registros de quedas de aeronaves, sendo que em 11 houve fatalidades.
Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões.
Avião de pequeno porte cai em Mato Grosso; 5 pessoas morreram | SBT Brasil (15/08/24)
Qual é a probabilidade de um avião cair?
O risco global de morte em um acidente de avião em um voo comercial entre 2018 e 2022 foi de 1 em 13,7 milhões, segundo um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicado em 2024. Já no Brasil, o risco é ainda menor, 1 em 80 milhões.
Numa análise recente, a Airline Ratings identificou uma lista de aeronaves que podem ser consideradas as mais seguras para voar, nunca tendo sofrido nenhum acidente com vítimas mortais. Entre elas estão os Boeing 787 e 777-300ER e os Airbus A220, A320neo e A380.
A justiça decretou o fim do processo em 2017. A Passaredo chegou a ser classificada como a companhia aérea mais segura do Brasil, junto com a Avianca, segundo ranking do site AirlineRatings.com divulgado em 2014, quando recebeu a nota máxima de sete estrelas.
A queda do ATR 72 da Voepass, em Vinhedo (SP), já torna o ano de 2024 como o mais mortal na aviação brasileira desde 2007, quando o país registrou sua maior tragédia do setor: o choque de um Airbus com o prédio da TAM após pouso malsucedido no aeroporto de Congonhas e que matou 199 pessoas.
Um bimotor é uma aeronave dotada de dois motores. De modo geral, as aeronaves bimotoras são mais caras, complexas e complicadas de operar e de manter que as aeronaves monomotoras.
Um avião bimotor de pequeno porte caiu hoje (15), em Apiacás (MT) a cerca de 1 mil quilômetros de Cuiabá. As cinco pessoas que estavam a bordo da aeronave, incluindo o piloto, morreram no acidente. O King Air, modelo C90GTi, está registrado em nome do empresário Arni Alberto Spiering, uma das vítimas.
Quantas pessoas morreram no acidente de avião no Mato Grosso?
Cinco pessoas morreram em acidente aéreo ocorrido nesta quinta-feira (15/8) em Apiacás (MT), cidade que fica a mais de 1 mil km de Cuiabá. Entre as vítimas estão um empresário, que é dono do avião, dois netos dele, um funcionário e o piloto.
Segundo o professor, as turbulências não causam perdas de altitudes relevantes no avião, mas a aeronave sofre mais variações no trecho em questão. Apesar disso, tem estrutura suficiente para passar com segurança. "O avião vai para cima e para baixo em uma turbulência, não é questão de perda de altitude", disse.
Empresas aéreas têm como base o dado de que 80% de todos os acidentes de avião ocorrem durante 11 minutos do voo: os três primeiros e os oito últimos. "O momento mais crítico de um voo é a decolagem. Como o motor esquenta, é mais fácil ocorrer algum problema", diz Camacho.
De acordo com um estudo da Universidade Harvard, um em cada 1,2 milhão de voos pode sofrer um acidente – com uma em 11 milhões de chances de ser fatal. Em comparação, as chances de um acidente de carro são 200 mil vezes maiores, chegando a uma em 5 mil.
As razões são as mesmas: menos exigências e fiscalização para segurança, mais pistas degradadas próximas a obstáculos como fiação elétrica. “A comparação que geralmente fazemos é a da viagem longa por rodovias.
Os dados foram extraídos do Sistema de Prevenção e Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre 2018 e 2023, os números se mantiveram similares: foram 46 acidentes em 2019; 40 em 2020; 46 em 2021; e 40 novamente em 2022.
A Latam Airlines transportou 41% dos 7,5 milhões de passageiros aéreos domésticos no Brasil em março de 2024 e manteve a folga na liderança dos meses anteriores entre as maiores empresas de aviação do País.
A Skytrax, conhecida como o “Oscar” do mercado de aviação, lançou nesta segunda-feira (24) as listas das melhores companhias aéreas do mundo de 2024. Por região, a Latam e a Azul ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na seleção da América do Sul. Veja a lista abaixo.
A tabela mundial é assim liderada pela Air New Zealand, com a australiana Quantas (em primeiro em 2023) e a igualmente australiana Virgin a completarem o pódio. Já a Finnair é a primeira companhia europeia (8. ª no mundo), seguida da SAS (a Scandinavian é a 11. ª) e a British Airways (15.
Por mais que os acidentes de avião sejam, em sua grande maioria, completamente fatais, existe um lugar mais seguro para se sentar no avião? Estudos indicam que as poltronas da parte traseira do avião são considerados os mais seguros.