Declaração de Imposto de Renda: o CPF é utilizado para identificar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda no Brasil. Cadastro em programas governamentais: em alguns casos, o CPF pode ser solicitado para cadastro em programas sociais ou governamentais.
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é necessário para, entre outras coisas, abrir contas bancárias, emitir passaporte e se cadastrar no Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, o Cadastro funciona como um banco de dados gerenciado pela Receita Federal.
O Buscaprime fornece uma ampla variedade de informações sobre pessoas e empresas, incluindo nome, endereço, telefone, histórico profissional, entre outras.
Como Saber se Estão Usando o seu CPF Indevidamente ?
É possível localizar uma pessoa pelo CPF?
Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.
Cadastro em programas governamentais: em alguns casos, o CPF pode ser solicitado para cadastro em programas sociais ou governamentais. Compra e venda de bens: ao adquirir ou vender bens de alto valor, como imóveis e veículos, o CPF pode ser solicitado para identificação das partes envolvidas na transação.
Assim, quando os golpistas conseguem roubar o número de CPF de alguém, conseguem solicitar um cartão de crédito em nome da vítima sem muitas dificuldades. Com ele, conseguem realizar compras e gerar dívidas de valores elevados, que podem levar à negativação do nome da vítima.
Os riscos que envolvem a utilização do CPF por terceiros estão associados aos crimes de fraude e golpes financeiros, mas também a crimes de falsidade ideológica.
Você pode consultar o seu próprio CPF grátis e de maneira fácil, diretamente pelo site ou aplicativo da Serasa Experian ou da Boa Vista SPC: Acesse o site ou aplicativo do serviço desejado (Serasa Experian, Boa Vista SPC ou Foregon);
É possível encontrar o endereço de uma pessoa através do CPF em sites específicos, como a Receita Federal. Além disso, algumas empresas de crédito e de cobrança também oferecem serviços de busca de endereço através do CPF.
Tem como saber a data de nascimento de uma pessoa pelo CPF?
A data de nascimento parece uma informação simples de se ter acesso mas, pelo CPF, a única forma de se obtê-la é, de fato, solicitando o documento para o responsável.
- Solicitação do bloqueio do CPF com a Receita Federal para impedir novas fraudes. - Entrar em contato com bancos e instituições financeiras para reportar o ocorrido. - Contestar compras e transações fraudulentas. - Procurar o Procon do seu município.
Não é possível a alterar o documento CPF para outro CPF diferente. Assim, orientamos que nesse caso você realize um novo cadastro com o número do documento atual.
Ter o CPF vazado é uma preocupação recorrente. Apesar de o vazamento de dados em conjunto ser arriscado, somente o CPF vazado de forma isolada pode não provocar danos. Porém, é preciso ter atenção na manipulação de informações pessoais, pois passar CPF é perigoso em algumas situações.
Ao consultar seu CPF, é possível verificar informações das mais variadas. Negativação de crédito, empresas abertas em seu nome, ações judiciais e uma série de outros dados são disponibilizados.
Como saber se o seu CPF está sendo usado por outra pessoa?
O site Registrato, do Banco Central, permite que o cidadão consiga monitorar a utilização do CPF para saber se houve aberturas de contas, empréstimos e demais serviços. É gratuito.
Os criminosos utilizam os dados pessoais, incluindo o CPF, para roubar a identidade da vítima. Com essas informações, eles podem solicitar crédito em nome da pessoa afetada, como cartões de crédito ou empréstimos.
Dentre os dois, o CPF é o principal alvo dos fraudadores já que, por meio dele, é possível ter acesso a outras informações da vítima, como Título de Eleitor e o cadastro em sites oficiais do governo.
Primeiramente, é importante destacar que, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527), o CPF é considerado um dado pessoal. O acesso a estas informações é permitido apenas mediante autorização expressa do titular do documento ou por ordem judicial.
Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação. Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.
O site oficial dos Correios permite rastrear objeto pelo código de rastreio e por meio do CPF ou CNPJ do destinatário. Veja como usar o serviço: Abra o site de rastreamento dos Correios.