O que se enquadra como cobrança indevida?

notas de produtos que o consumidor não comprou; golpes e fraudes em contratos, cartões de crédito e contas bancárias; cartões clonados; tarifas cobradas de forma indevida.
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Quando uma cobrança se torna indevida?

A cobrança indevida ocorre quando uma empresa exige que o consumidor pague um valor (de produto ou serviço) que na verdade ele não deve. Isso pode acontecer por diversos motivos, como falhas no sistema da empresa, erros de registro, engano ou até mesmo por má-fé, embora esta seja uma situação mais rara.
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Quando configura cobrança indevida?

A cobrança indevida ocorre quando o fornecedor de produtos e serviços exige que o cliente pague um valor que não seja, de fato, devido por ele.
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O que a lei diz sobre cobrança indevida?

71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
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Quando posso processar por cobrança indevida?

No entanto, de acordo com o CDC, o consumidor tem o direito de reclamar de cobranças indevidas ou divergências em faturas e boletos no prazo de até 90 dias, a contar da data em que teve conhecimento da cobrança indevida. Esse prazo é uma orientação geralmente seguida pelos órgãos de defesa do consumidor.
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Cobrança Indevida gera Danos Morais???

O que é considerado uma cobrança indevida?

Cobrança indevida pode ser uma fatura de um produto não comprado ou serviço não contratado. Também pode ser uma nota quitada anteriormente, mas que a empresa insiste em receber. Assim, a cobrança indevida acontece devido a um erro, que pode ser no sistema de pagamentos da empresa ou até mesmo falha humana.
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Como saber se uma cobrança é indevida?

Como identificar uma cobrança indevida?
  1. Cobranças por serviços ou produtos que você não contratou ou não reconhece. ...
  2. Valores cobrados de forma incorreta, como um produto ou serviço cobrado duas vezes, ou com um valor maior do que o contratado.
  3. Serviços cobrados após o cancelamento.
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O que diz o Código Civil sobre cobrança indevida?

"Art. 940. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.
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Quando a cobrança indevida gera dano moral?

Cobranças indevidas não geram direito a indenização por danos morais.
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Quanto ganha um processo por cobrança indevida?

Cobrança indevida gera direito a indenização de R$ 10 mil para consumidor.
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O que o Código do consumidor fala sobre cobrança indevida?

A não entrega do termo preenchido ao consumidor é detalhada no artigo 74 do CDC. recebê-lo em dobro, independentemente de acionar ou não o Procon ou a Justiça. → Entenda: Quando o consumidor recebe uma fatura ou cobrança indevida e paga, tem direito a receber aquele valor em dobro.
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O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cobrança indevida?

A cobrança indevida se caracteriza quando um fornecedor de produtos ou serviços exige que um cliente pague um valor que não seja de fato devido por ele. Ela pode acontecer tanto por erro, como nos casos em se cobram contas que já foram pagas, sendo que não havia conhecimento de tal fato.
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Qual a ação cabível para cobrança indevida?

Na esfera tributária, o art. 165 do CTN indica o direito do sujeito passivo (contribuinte) de restituir total ou parcialmente um tributo cobrado ou pago indevidamente. No caso, a medida processual adequada é a ação de repetição do indébito (art. 38 da Lei 6.830/80).
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O que não é permitido dentro de uma cobrança de dívida?

O Código de Defesa do Consumidor proíbe que a cobrança de inadimplentes os exponham ao ridículo. Portanto, não é permitido que a cobrança seja feita no trabalho do cliente, na frente de familiares, vizinhos e amigos.
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Quanto tempo leva um processo por cobrança indevida?

O Código de Defesa do Consumidor já estabelece que elas têm direito ao dobro do que foi cobrado a mais, acrescido de correção monetária e juros. A lei atual, contudo, não determina prazo para o ressarcimento. Mesmo quando o assunto é levado ao Procon, a reclamação leva pelo menos 60 dias para ser processada.
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Como abrir um processo por cobrança indevida?

Nesse caso, você pode e deve procurar o Órgão de Defesa do Consumidor – PROCON. O que diz o PROCON sobre a relação fornecedor/consumidor? A relação contratual que envolve fornecedor e consumidor deve ser pautada pela harmonia, equilíbrio dos interesses e boa-fé.
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Tem como pedir indenização por cobrança indevida?

Saiba que você não precisa pagar cobranças indevidas, e se acabou pagando e percebeu só depois que o valor estava errado, é possível pedir o dinheiro de volta e até ganhar um valor a mais como indenização pelo problema. Veja tudo sobre cobrança indevida neste post e aprenda o que você precisa fazer nestes casos.
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Onde reclamar sobre cobrança indevida?

A possibilidade de fazer a reclamação por meio do consumidor.gov.br está prevista no Código de Defesa do Consumidor.
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O que é uma cobrança vexatória?

Ou seja, se enquadra em cobranças vexatórias, qualquer cobrança de dívidas, sob ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, ao ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
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O que pode ser considerado cobrança indevida?

A cobrança indevida é uma prática que ocorre quando uma pessoa ou empresa exige o pagamento de valores que não são devidos legalmente. Essa situação pode ocorrer em diversos contextos, mas é mais comum em transações comerciais e de consumo.
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Quanto tempo tenho para reclamar de uma cobrança indevida?

No entanto, de acordo com o CDC, o consumidor tem o direito de reclamar de cobranças indevidas ou divergências em faturas e boletos no prazo de até 90 dias, a contar da data em que teve conhecimento da cobrança indevida. Esse prazo é uma orientação geralmente seguida pelos órgãos de defesa do consumidor.
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Qual o valor da indenização por cobrança indevida?

O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
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