A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
Podemos definir o conceito de Comunidade, de maneira mais objetiva, como um agrupamento de pessoas que vive dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unido por interesses comuns e que participa das condições gerais de vida.
A comunidade (do termo communitate) é um grupo de indivíduos que compartilham algo. O termo costuma ser empregado tanto na ecologia como na sociologia.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
Trata-se de um grupo social capaz de prover as necessidades de seus membros. Desse modo, não há necessidade de que sejam estabelecidas relações de dependência com aqueles que não integram a comunidade; É um grupo pequeno.
Permite a expressão autêntica e propicia acolhimento
Fazer parte de uma comunidade permite a expressão autêntica, principalmente relacionada às características, história, objetivo, localidade, prática ou crença que seus membros tenham em comum.
Descrever aspectos sociais das pessoas que residem próximo de você: qual a atividade profissional delas, quantos residem na casa, qual a religião delas. Assinalar as diferenças e as semelhanças sociais das pessoas que são seus vizinhos.
Em resumo, a comunidade dá às pessoas a sensação de pertencimento, criando um espaço de diálogo e compartilhamento de interesses semelhantes. A comunidade é um espaço de construção e aprendizado, permitindo que as pessoas troquem experiências e possam estabelecer uma relação de confiança.
A natureza de uma comunidade é a convivência, a troca e a interação. Portanto, é vital interagir com os membros. Você precisa construir um relacionamento com as pessoas que têm laços com sua marca. Isso gera afinidade e segurança.
Compartilhar moradia e vivências com os outros é uma forma de autoconhecimento, um grande exercício de empatia e um resgate de um lado da nossa sociedade que parece ter se perdido. Essa maneira de viver pode acontecer em meios urbanos e rurais, pois depende mais da vontade dos participantes que do espaço.
E tudo que existe e forma o local onde a pessoa vive?
O termo "ambiente" refere-se a tudo o que existe e forma o local onde uma pessoa vive, incluindo os elementos naturais e artificiais que o compõem, como o clima, a geografia, as construções e os recursos disponíveis. É a totalidade do espaço físico e social que influencia a vida das pessoas.
A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
Podemos chamar de comunidade um grupo pequeno ou grande de pessoas que comungam, ou seja, compartilham espaço, ideias e até mesmo cultura. Em geral, o termo é utilizado para referir-se às formas mais antigas ou mesmo menos institucionalizadas de agrupamento de pessoas que compartilham algo.
As comunidades, por sua vez, podem ser definidas como um conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
É impossível uma pessoa viver sozinha, isolada. Precisamos uma das outras para sobreviver essas relações entre os indivíduos são chamadas de grupos sociais, eles são estabelecidos e formados através das aproximações, relações das pessoas e vão se distinguindo os grupos.
A palavra “comunidade” significa ter algo em comum. Mas a questão é saber o que nós temos em comum. Em concreto, temos uma tradição, temos direitos e deveres, compromissos e orientações.
A estrutura de uma comunidade pode ser descrita por sua riqueza específica que é o número de espécies presentes, e pela diversidade específica que é uma medida da riqueza específica e da uniformidade das espécies (números relativos).
Ao analisar as características de uma comunidade, é possível observar como as populações interagem e conhecer os processos ecológicos existentes nesse grupo de organismos. Além disso, é possível entender como as espécies agrupam-se e como o meio ambiente tem efeito sobre esses agrupamentos.
Descrever aspectos sociais das pessoas que residem próximo de você: qual a atividade profissional delas, quantos residem na casa, qual a religião delas. Assinalar as diferenças e as semelhanças sociais das pessoas que são seus vizinhos.