A segmentação de mercado consiste, basicamente, em dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em suas características, ou seja, localizando os aspectos comuns entre eles.
Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa.
A segmentação é uma estratégia no mundo do marketing, que envolve dividir um mercado amplo e heterogêneo em grupos menores e mais homogêneos de consumidores. Esses grupos, ou segmentos, compartilham características semelhantes, como idade, gênero, localização geográfica, comportamento de compra ou estilo de vida.
Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção. Um exemplo de variável de segmentação de marketing seria a idade.
Segmentação de mercado significa dividi-lo, ou seja, separar os consumidores em diferentes grupos conforme uma série de variáveis, como características, necessidades, preferências, comportamentos, hábitos de consumo e muito mais.
O QUE É SEGMENTAÇÃO DE MERCADO (Exemplos e Sua Real Importância)
O que significa o termo segmento de mercado?
A segmentação de mercado consiste, basicamente, em dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em suas características, ou seja, localizando os aspectos comuns entre eles.
Segundo o Sebrae uma boa solução para encontrar qual tipo de segmentação sua empresa deve seguir é aplicar um questionário dirigido aos seus clientes, os atuais e os potenciais. Isso ajuda a identificar informações comportamentais, psicográficas e geográficas.
A segmentação de mercado serve para atender às necessidades e desejos de diferentes estratos do público-alvo, potencializando a aceitação da linha de produtos e, por conseguinte, aumentando as vendas. Cabe ressaltar que, muitas vezes, segmentos de diferentes mercados podem ser atendidos por um mesmo produto.
A segmentação contribui com informações que servem como base para medir o desempenho das vendas. A partir delas, também é possível identificar insights sobre novas oportunidades de negócio.
Essa opção consiste na divisão do mercado de acordo com as características demográficas dos clientes, como por exemplo o sexo, idade, grau de escolaridade ou renda.
Segmentação de mercado é um processo de dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. O membro desses grupos compartilha características semelhantes e geralmente tem um ou mais de um aspecto comum entre eles.
O que é segmento de mercado de uma empresa? O segmento de mercado de uma empresa é a fatia do mercado que ela atende de acordo com o setor atendido, o tipo de produto ou serviço oferecido e o público desejado.
A segmentação de mercado é uma metodologia que possibilita a aquisição desses perfis com base na divisão dos consumidores, e deve ser aplicada por todo e qualquer negócio que quer obter assertividade em suas campanhas.
A segmentação de mercado envolve a divisão de um grande nicho de clientes potenciais em perfis claramente identificáveis. Nela, os consumidores são classificados com base no atendimento de determinados critérios ou características comuns.
Existem muitas maneiras de segmentar mercados para encontrar o público-alvo certo. Cinco dessas maneiras são a segmentação demográfica, psicográfica, comportamental, geográfica e firmográfica.
Realizar pesquisas de mercado é uma maneira eficaz de identificar os diferentes segmentos de mercado. Essa pesquisa pode ser feita através de questionários, entrevistas, grupos focais e outros métodos, a fim de obter informações sobre as preferências, necessidades e características dos consumidores.
Dentro do mercado de eletrônicos temos o segmento, que são caminhos mais específicos que o mercado, como pequenas divisões. Neste caso, poderíamos delimitar para o segmento de computadores. Já o nicho, é algo ainda mais específico dentro desse segmento, uma delimitação ainda mais específica.
A segmentação de mercado é uma estratégia usada para dividir seu público-alvo em grupos menores e mais gerenciáveis, com base nas características em comum entre eles. Com essa prática, os esforços de marketing, publicidade e vendas são otimizados, além de aumentar a satisfação do público.
A estratégia de segmentação de mercado busca criar grupos de consumidores semelhantes e permite que os profissionais de marketing tratem grupos específicos de uma maneira econômica e certeira para atingi-los de acordo com seus interesses.