O nióbio atualmente é utilizado para fortalecer ligas metálicas aplicadas a tubos condutores de fluidos, peças aerodinâmicas e automotivas, e medicinalmente é utilizado em diagnósticos de imagem, isso tudo se deve às suas propriedades.
Para compor ligas metálicas, com ferro e outros metais;
Em turbinas e peças de foguetes, graças à sua resistência térmica; ● Na composição de ímãs usados em aparelhos de ressonância magnética; ● Óxido de nióbio, usado na produção de lentes de câmeras, bem como em baterias.
Vale dizer que o fato de possuir quase a totalidade da reserva de nióbio disponível não traz grandes rentabilidades para o governo brasileiro, pois ele é vendido com baixo custo quando comparado a outros metais, como o ouro, que é vendido por quase o dobro do valor de mercado do nióbio.
O Brasil se destaca como o principal produtor e detentor das reservas de nióbio (Nb), contribuindo com aproximadamente 90% da produção global e detendo 95% das reservas conhecidas.
O problema limitador do nióbio não é a escassez do produto. Há cerca de 85 minas do mineral conhecidas no mundo, em locais como Brasil, Rússia, EUA e no continente africano. Porém, quase nenhuma delas é explorada. A causa disso é também uma das causas do mercado limitado: o custo da operação.
Nióbio é explorado no Brasil em regime de concessão por empresa que detém 75% do mercado mundial. No Brasil, o nióbio é explorado em regime de concessão pela CBMM, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, que tem sede em Araxá, Minas Gerais, com 70% de capital nacional.
Qual é o país que tem a maior reserva de nióbio do mundo?
O Brasil tem as maiores reservas mundiais de nióbio, seguido por Canadá (províncias de Quebéc e Ontário), Austrália (província da Austrália Ocidental), Egito, República Democrática do Congo, Groenlândia (território pertencente à Dinamarca), Rússia (Sibéria, República da Yakútia), Finlândia, Gabão, Tanzânia, dentre ...
A mineradora australiana St. George Mining fechou acordo para comprar 100% do ativo Araxá, um projeto planejado de mina e planta de extração de nióbio e terras-raras com potencial de desenvolvimento.
O nióbio não é encontrado puro na natureza, e sim na forma de óxidos, que, associados a outros elementos, dão origem a diferentes minerais. No caso da jazida de Araxá, o mineral explorado é o pirocloro e sua extração é realizada a céu aberto, por escavação simples.
Fique por dentro de quanto vale um Niobio no mercado de criptomoedas, além de ler notícias sobre a cotação e análises feitas por especialistas em criptoativos. Valor do Niobio hoje: 0,027609.
Os principais estados com empresas produtoras de nióbio são Minas Gerais e Goiás com capacidade de produção, respectivamente, de 6 Mt/ano e 0,9Mt/ano de minério de pirocloro (ROM).
FATO: O Brasil é o maior produtor mundial, respondendo por mais de 90% da oferta, seguido pelo Canadá e Austrália. O país detém mais de 98% das reservas conhecidas de nióbio no mundo, mas o mineral também é encontrado em países como Egito, Congo, Groelândia, Rússia, Finlândia e Estados Unidos.
O nióbio atualmente é utilizado para fortalecer ligas metálicas aplicadas a tubos condutores de fluidos, peças aerodinâmicas e automotivas, e medicinalmente é utilizado em diagnósticos de imagem, isso tudo se deve às suas propriedades.
O melhor local para você comprar Niobio (NBR) é em uma corretora de criptomoedas. Essas corretoras que se assemelham as corretoras de ações, são basicamente um mercado digital onde seus usuários podem comprar e vender suas criptomoedas.
Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo, que vale 17 vezes mais que o ouro. Bloomberg — Com a valorização do ródio, o metal precioso mais caro do mundo, a commodity agora é a fonte de receita nº 1 das maiores mineradoras de platina.
O mês de março de 2023 celebra uma das maiores conquistas das Geociências: há 70 anos, a maior mina de Nióbio do mundo era descoberta na cidade de Araxá/MG. Em março de 1953 o Nióbio (elemento químico metálico, de símbolo Nb) era descoberto na cidade de Araxá/MG, pelo geocientista e professor Djalma Guimarães.
O Brasil tem a maior reserva ativa - são cerca de 98,4% do total mundial; seguido do Canadá, que detém 1,11%. Segundo especialistas, atualmente existem 842 milhões de toneladas de nióbio em Araxá, o suficiente para cobrir a demanda mundial pelos próximos dois séculos.
O vanádio é utilizado na indústria, principalmente em metalurgia, onde é adicionado a ligas para obtenção de aços especiais. Quando combinado com crômio, níquel, manganês, boro, tungstênio e outros elementos, é usado na produção de aços de carbono com alta resistência.