De volta à sua mansão, Bruce viu um morcego atravessar a janela e isto lhe deu a inspiração de que precisaria imprimir medo nos criminosos, aparentando ser um ser sobrenatural, como um Homem Morcego (Batman significa literalmente Homem Morcego).
Foi criado por Jim Gordon para chamar a atenção do Homem Morcego. Além de servir como um aviso para o Cavaleiro das Trevas, serve também como ameaça psicológica contra os criminosos locais. Isto acontece pelo fato da polícia de Gotham não admitir a existência do Batman. Ou seja, ele continua como uma lenda urbana.
É uma homenagem a duas pessoas importantes: o rei escocês Robert The Bruce, comandante principal na Guerra de Independência da Escócia, e Anthony Wayne, general combatente na Guerra de Independência dos Estados Unidos.
Batman. Bruce Wayne cresceu em um lar católico ou episcopaliano – fãs especulam que seu pai seja de tradição episcopaliana, enquanto a mãe seria católica, embora Frank Miller, autor de histórias marcantes do herói, assegure que o herói seja católico.
Poderes e habilidades: Batman não tem superpoderes. Em sua luta contra o crime, ele utiliza uma enorme coleção de equipamentos avançados, veículos extraordinários, seu cérebro privilegiado e técnicas de combate corpo-a-corpo.
Embora Batman seja seu nome oficial e Cavaleiro das Trevas sua alcunha mais lembrada, existem outros apelidos recebidos pelo herói ao longo dos anos, principalmente nos quadrinhos.
As histórias em quadrinhos e filmes mostram que antes de se tornar o herói, Bruce Wayne passou anos estudando artes marciais, técnicas militares de combate e de espionagem.
A comemoração acontece desde 2014, quando a DC Comics decretou um dia especial ao herói para celebrar o aniversário de 75 de Bruce Wayne. Hoje, ele completa 84 anos desde sua primeira aparição. O personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1939.
Além de gerir a Wayne Enterprises, cujo controle acionário herdou dos seus pais, Bruce Wayne é retratado sempre como um exímio gestor, administrando não só seus negócios, mas também a bat-família e a própria liga da justiça.
O que define o personagem Batman é a vontade, vontade de conquistar, de superar seus próprios limites. A ênfase no empenho individual como base para o sucesso representa, simbolicamente, aspectos centrais da cultura norte-americana fundada na autonomia do sujeito e nos poderes de transformação do indivíduo.
O Batman não tem poderes, sendo todos os seus maiores feitos resultados de um treino de anos que transformaram o corpo de Bruce Wayne em um exemplar do ápice humano. Mas algumas coisas ainda são inexplicáveis mesmo nesse contexto, como o "superpoder" do Cavaleiro das Trevas sumir durante conversas do nada.
Batman não tem poderes. É um dos fundadores da Liga da Justiça - um grupo de super-heróis poderosos, entre eles, Aquaman, Mulher Maravilha e Superman. É um detetive com um enorme faro para desvendar crimes. Carrega consigo uma incrível parafernália tecnológica.
Neurocientista e especialista em artes marciais propõe parâmetros para virar super-herói. Treinamento de mais de dez anos e carreira de apenas três seriam necessários. De todos os super-heróis, Batman é o mais terrestre.
Batman e Superman vivem nas duas maiores cidades do Universo DC: Gotham e Metrópolis. Ambas são baseadas em Nova Iorque. Enquanto o lar de Clark Kent seria a versão ensolarada e ideal da Big Apple, Bruce Wayne viveria numa versão mais dark da mesma.
Batman, de Nolan, torna-se então um espelho social, ao contrário do personagem frio da HQ, que adotou o morcego como símbolo quando um animal invadiu a mansão – enquanto divagava sobre a morte dos pais. E o leitor fica sabendo de seu medo apenas pela fala do personagem.
De todos os morcegos que alguma vez chegaram ao cinema, o mais fiel às dimensões dadas pela DC Comics — 188 cm de altura e 95 kg de peso — foi Adam West, que interpretou “Batman” entre 1966 e 1968.
Em suma, o símbolo tem como significado os conflitos internos, as trevas de um super herói sem poderes. Que mesmo assim, enfrenta seus medos e temores para fazer o bem e combater os vilões de Gotham City. Durante os 82 anos do personagem Batman, criado em 1939 por Bill Finger e Bob Kane.