Preparo para o exame de papanicolau Não ter relação sexual nas 72 horas que antecedem o exame; Não utilizar duchas de higiene íntima; Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginal.
Papanicolau é o exame ginecológico que deve ser realizado anualmente para rastreio e diagnóstico da saúde genital. É um exame de coleta simples, realizado em consultório, feito com o auxílio de uma espátula e escovinha que coletam células do colo uterino sob visualização direta.
Evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resulta- do. O preenchimento do formulário é obrigatório.
O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.
Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento.
O Papanicolau, diferentemente do exame de HPV, não identifica o vírus em si, mas as alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas. É um exame preventivo que contribui para o diagnóstico precoce do câncer.
Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.
- Quando fazer o preventivo? Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
A introdução do espéculo vaginal pode causar algum desconforto que dependerá de fatores individuais de cada paciente. Após a coleta do material, é comum a mulher apresentar um pequeno sangramento vaginal que cessará espontaneamente em poucas horas.
As lâminas devem ter bordas lapidadas e extremidade fosca; • Devem ser identificadas na extremidade fosca com lápis preto nº 2, informando: • As iniciais do nome da paciente; • Data de nascimento; • Local de coleta (ESF).
Introduza-o em posição vertical e ligeiramente inclinado. Iniciada a introdução faça uma rotação de 90º, deixando-o em posição transversa, de modo que a fenda da abertura do espéculo fique na posição horizontal. Uma vez introduzido totalmente na vagina, abra- o lentamente e com delicadeza.
Os materiais necessários para a coleta são: aventais, lençóis, luvas de vinil, ginecológica ou de látex, espéculos de tamanhos variados, pinças de Cherron, espátulas de Ayre, escovinhas do tipo Campos-da-Paz, lâminas de vidro com extremidade fosca, frasco porta-lâmina ou caixa para transporte de lâminas, solução ...
É comum ter um pouco de sangramento e bemm pouca dor após colher o papanicolau, principalmente na parte que usa a escovinha endocervical. Porém, se o problema persistir, é sem bom procurar um médico para ser examinada.
No caso de a mulher estar com alguma infecção ginecológica, como candidíase que causa corrimento e coceira, é recomendado tratar antes de realizar a coleta. Vale ressaltar que o exame preventivo pode ser realizado antes ou depois do período menstrual.
É preciso se depilar para ir? Não, não precisa se depilar —pelo contrário, os urologistas não recomendam que seja feita depilação. A depilação pode criar foliculite, ou seja, inflamação nos pelos da barriga, da região pubiana, do escroto. Então, a gente não recomenda que seja feita a depilação.
Pode haver desconforto em razão da introdução do espéculo e da coleta de material, mas não chega a ser uma sensação dolorosa. No entanto, algumas mulheres podem sentir mais incômodo que outras, principalmente se houver alguma doença na região.
5. Esvazie a bexiga antes de começar os exames. O espéculo, que é usado para dilatar o canal da vagina durante os exames, pode causar certo desconforto na bexiga, portanto, se possível, peça para urinar antes de ser examinada.
Qual a diferença entre o exame Papanicolau e preventivo?
Papanicolau (também chamado de preventivo) é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações.
Em grande parte dos casos, assim como ocorre com os homens, o HPV não apresenta sinais nas mulheres. Quando eles surgem, os sintomas de HPV nas mulheres que ocorrem com maior frequência são as verrugas com aparência de couve-flor, que podem surgir na vulva, vagina, colo do útero e ânus.
O HPV é o maior fator responsável pelo câncer de colo do útero, o que ressalta a importância de fazer o preventivo conforme indicação médica. Fora isso, o preventivo também é capaz de identificar outras infecções sexualmente transmissíveis, como é o caso da clamídia, sífilis e gonorreia.
Além de identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), o Papanicolau indica a presença de infecções ginecológicas – como a candidíase – que precisam ser tratadas.