O que tinha antes do disco de vinil?
História do vinilUm pouco antes do Lp propriamente dito, era usado uma outra versão que foi batizada de Disco de 78 rotações ou Disco de Goma-Laca. Eles eram parecidos com o vinil, até tinham as mesmas dimensões e cor, e o nome de 78 rotações veio pelo motivo das vitrolas da época rodarem em 78,26rpm.
O que veio antes do disco?
Cilindro fonográfico – 1877O cilindro fonográfico foi a primeira mídia que obteve sucesso na gravação e reprodução sonora.
O que substituiu o disco de vinil?
No Brasil, o disco de vinil foi lançado comercialmente em 1951, mas só começou a suplantar o disco de 78 rotações em 1964, e dominou o mercado até 1996. A queda nas vendas dos chamados LPs começou de forma crescente, com o lançamento do Compact Disc, o CD, em 1984.O que veio antes do gramofone?
Nos primeiros fonógrafos acústicos, a caneta vibrava um diafragma que produzia ondas sonoras que eram acopladas ao ar livre por meio de uma buzina ou diretamente aos ouvidos do ouvinte por meio de fones de ouvido do tipo estetoscópio. O fonógrafo foi inventado em 1877 por Thomas Edison.Afinal de contas: Como funcionava um disco de vinil?
O que substituiu a vitrola?
Mesmo assim, vitrola e vinil passam hoje por um revival e retêm algum espaço no mercado, maior até do que seu sucessor imediato, o CD, na prática apenas um estágio em direção ao digital contemporâneo.Como eram gravadas as músicas antigamente?
No ano de 1877, o inventor norte-americano Thomas Edison desenvolve o primeiro aparelho prático de gravação sonora, onde o som era registrado por meio de uma agulha que riscava um cilindro de cera. Nesse sistema, os sulcos feitos pela agulha, quando novamente percorridos, revelavam a gravação feita.Qual a diferença entre LP e vinil?
O disco de vinil, também conhecido como LP (Long Play) ou simplesmente Vinil, representou uma revolução em relação ao seu antecessor, o disco de 78 RPM. Seu nome vem justamente do material que possibilitou esse grande passo. O Policloreto de vinila, popularmente conhecido como PVC, é um plástico vinílico.Qual é o disco de vinil mais raro?
No topo da lista, vendido por incríveis 2 milhões de dólares, está o disco Wu-Tang Clan: Once Upon a Time in Shaolin. Este álbum de apenas uma cópia produzida é de longe o disco mais caro já vendido na história da música.Como era uma vitrola?
A vitrola é uma base destinada a acomodar o prato circular, que gira no sentido horário acionado por um motor elétrico, com um pino central onde se deposita ou encaixa o disco.O que veio depois do vinil?
Foi apenas com a invenção do CD, um meio de armazenamento digital, em meados desta última década que iniciou-se o declínio do disco de vinil como principal formato de comercialização de música gravada.O que era usado antes do disquete?
A decadência da fita cassete deu-se na década de 1990, principalmente, pela popularização dos CD's e dos reprodutores de mídia MP3 [VICENTE 2012]. Devido à necessidade de um meio de armazenamento barato surgiram em 1971 os disquetes (Figura 10), em inglês floppy-disk.Como eram fabricados os discos de vinil?
A prensa aperta o molde de metal sobre a bolota de vinil com força e temperatura extremamente elevadas. O vinil se transforma em um disco, no qual o alto-relevo do molde é impresso enquanto sulcos. Nesses sulcos, está toda a informação de música que depois será captada pela agulha de algum toca-discos.O que veio antes da vitrola?
Gramofone: primeiro aparelho de som a reproduzir discosEm 1887, o alemão radicado nos Estados Unidos Emile Berliner inventou o gramofone e os discos que seriam os primeiros a reproduzir músicas, significando um adeus definitivo aos cilindros.
Qual era o apelido do disco de vinil?
Desenvolvido na década de 1940 pelo húngaro Peter Carl a pedido da Columbia Records, o long player ou disco de vinil é um reprodutor de música.Por que vinil é tão caro?
Alta demanda e pouquíssima ofertaPensando nos discos nacionais, que foram fabricados aqui, essa questão é uma das mais influentes no preço do LP. No Brasil, existem apenas cinco fábricas, sendo duas que produzem a nível industrial e três como oficinas.
Porque vinil é melhor que CD?
O áudio de discos de vinil é frequentemente visto como um som de melhor qualidade do que o digital, e tido como mais aveludado e impactante do que CDs ou MP3.Como saber se o vinil é 33 ou 45?
A capa do disco ou uma etiqueta na embalagem geralmente indicam se um LP de 10 ou 12 polegadas é ou não gravado a 45 RPM. Os discos menores, de 7 polegadas, são gravados a 45 RPM e geralmente têm uma música por lado.O que existia antes do vinil?
Muito antes da invenção dos discos de vinil, Thomas Edison desenvolvia o primeiro método de armazenamento de áudio que viria a ser usado com fins comerciais: o fonógrafo.Como ouvia música antes do gramofone?
O disco de vinil surgiu em 18 de junho de 1948 nos EUA pela Columbia Records e na Europa em 31 de agosto de 1948, pela empresa alemã Deutche Grammophon. Antes disso, as músicas só eram ouvidas por meio dos discos de goma-laca de 78 RPM (rotações por minuto).O que veio primeiro, o disco ou a fita?
Primeiro reproduzindo fitas e depois CDs, a invenção possibilitou levar a música para onde você quisesse. Bastava colocar sua fita favorita e criar a trilha sonora de suas caminhadas pelo parque. Na década de 1980, chega ao mercado uma das maiores inovações no armazenamento de mídia: o CD – o Compact Disc.Como as pessoas ouviam música nos anos 70?
O que as pessoas realmente ouviamAssim, o rádio era a principal forma do público consumir música. Nas estações, artistas com obras populares conversavam tanto com as camadas sociais menos favorecidas, quanto com as elites, além de terem canções em trilhas sonoras de novelas.