Construída na posição horizontal, a viga é uma estrutura utilizada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura para as colunas, garantindo assim a estruturação da construção como um todo.
Apoios são elementos estruturais dispostos horizontalmente que servem para sustentar a estrutura do escoramento da Laje. Pode ser um dos pavimentos da edificação, uma viga, ou mesmo o chão da obra.
O alicerce é a base de toda construção, o elemento que sustenta e distribui o peso da estrutura para o solo. Ele é a primeira etapa de qualquer obra, uma vez que precisa ser construído antes das paredes e demais estruturas verticais.
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
No caso para saber se sua laje suportar ao peso do móvel você teria que dividir o peso de todos os móveis do ambiente pela metragem da laje. Além dos coeficientes adotados.
O alicerce é a base que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (pêso) da casa (paredes, lajes, telhados,etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes.
Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.
Selante PU30 Quartzolit: Este selante é uma excelente escolha para preencher e vedar rachaduras maiores na laje. Ele cria uma barreira flexível e durável contra a entrada de água e umidade. Para trincas menores, aplique o Repara Trinca Quartzolit com cuidado, preenchendo-as de maneira uniforme.
Sim, é possível desde que analisado por um profissional técnico, recomendo um engenheiro civil especialista em estruturas para elaboração de um projeto estrutural de reforço, afim de evitar problemas futuros.
Para reforças sua laje é necessário vigas, pilares externo, eu cobro por metro quadrado que fica em torno tudo a construção e os reforços R$ 1.550,00 a R$ 1.650,00 de acordo com projeto, incluso mão de obra materiais, liberações de prefeitura e acompanhamento por engenheiro!
As maiores causas de acidentes de trabalho por desabamento de laje na concretagem geralmente estão relacionadas a fatores como falta de planejamento, uso inadequado de equipamentos e falhas no treinamento e supervisão dos serviços.
Sim, dependendo do módulo de elasticidade da estrutura é também dos fatores naturais, excepcionais é do peso próprio da estrutura. Por exemplo: Nessa época de inverno é comum o solo estar mais "flexível" é juntamente com o peso próprio da estrutura pode gerar esses tremores que chamamos de módulo de elasticidade.
Se no lugar onde você mora é comum ter chuvas muito fortes, a laje pode te proporcionar uma sensação melhor de acolhimento. Em um eventual destelhamento, você estará mais seguro. A laje é a cobertura sobre nossas cabeças, que pode ou não ser transitável.
8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso); 12 cm para lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com até três toneladas; 15 cm par lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com mais de três toneladas.
As vigas sofrem cisalhamento e flexão. Elas recebem as cargas da laje e as repassa para os pilares. Sua função é oferecer sustentação para a laje e distribuir o peso da cobertura entre as colunas.
Bom dia! Qualquer edificação para ser apoiada em um lote precisa ter uma fundação, algo que sirva como base. Logo, a sua casa deve possuir algum tipo de fundação. Talvez, por se tratar de uma casa térrea, na época de sua construção não tenha se investido ou adotado o uso de estruturas, exemplo vigas e pilares.
Ela é fundamental para a vida útil de uma edificação. Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.