Já as contas inativas são aquelas que deixaram de receber depósitos devido à rescisão do contrato de trabalho. Os beneficiários dos saldos constantes em contas inativas podem localizar tais contas por meio de consulta, mediante apresentação da carteira profissional, em uma das agências da Caixa Econômica Federal.
Na conta corrente inativa, sem lançamentos ou movimentação pelo cliente, presume-se a inexistência de prestação de serviços. Por consequência, a instituição financeira não poderá cobrar tarifas, pois caracteriza prática abusiva a cobrança de serviços não prestados.
As contas inativas do FGTS são aquelas que já não recebem mais depósitos por parte do empregador e ficaram sem movimentação. Mesmo assim, elas ainda têm valores acumulados que só podem ser acessados pelo trabalhador em determinadas situações, como doença grave, por exemplo.
ENTENDA O QUE É CONTA CORRENTE INATIVA E COMO RESOLVER
Quem tem conta inativa pode sacar?
Se você foi demitido sem justa causa, pode sacar o FGTS de uma conta inativa a qualquer momento. Já se você pediu demissão ou foi demitido por justa causa, o saque só é permitido em situações específicas, como aposentadoria, aquisição de moradia própria, doenças graves ou desastres naturais.
Quanto tempo uma conta pode ficar inativa no banco?
Após 90 dias sem movimentar a conta, o banco deverá emitir comu- nicado ao consumidor alertando-o para o fato, bem como avisá-lo que após 6 meses de inatividade a conta poderá ser encerrada.
O acesso deve ser feito na internet, por meio do valoresareceber.bcb.gov.br . Para consultar, basta digitar o CPF e a data de nascimento, no caso de pessoas físicas; e o CNPJ e a data de abertura, no caso de empresas. Com a alta procura pelo serviço, o Banco Central criou o modelo de fila online.
O que acontece se eu transferir dinheiro para uma conta inativa?
As contas bancárias, tanto de Pessoa Física como de Pessoa Jurídica, que ficam muito tempo sem movimentação são bloqueadas pela banco. O prazo para que isso aconteça varia para cada instituição bancária. Por isso, se você faz a transferência para uma conta inativa, este valor é estornado.
Não pode o banco, pois, se recusar a encerrar a conta por não ser a agência do consumidor. Entretanto, para encerrar a conta, o consumidor deve quitar todos os débitos que tem para com o banco. Além disso, é recomendado, por cautela, que o cliente solicite documento que comprove que pediu o encerramento da conta.
Uma conta é considerada inativa quando fica 6 meses sem movimentação e deve ser encerrada pelo banco. A regra já foi alvo de regulamentação pelo Banco Central e, posteriormente, foi revogada.
De acordo com a política de exclusão de dados, após 90 dias, o processo automatizado começa a excluir dados de serviço permanentemente. Dentro desses 90 dias, o responsável pela conta pode reativar a conta mediante solicitação.
Traz dificuldades para o correntista, que fica impedido de fazer movimentações financeiras e de acessar serviços e benefícios ofertados pela instituição. Uma conta inativa no banco pode ser encerrada pela instituição financeira caso não haja movimentações num período de 180 dias.
No aplicativo do Santander, não há validação para transferências PIX para contas inativas. Isso significa que as transferências são concluídas sem nenhum impedimento, mesmo que a conta não seja válida.
O que preciso fazer para sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS? O governo ainda não definiu as regras de saque, mas em princípio, basta o trabalhador autorizar o saque. Se será pelas agências da Caixa Econômica Federal ou pela internet, ainda não são informações que foram divulgadas.
Você pode entrar em contato com seu banco e solicitar o reembolso, explicando que a transferência foi feita indevidamente. O banco pode analisar o caso e entrar em contato com a instituição bancária que recebeu o valor, verificando se o caso se enquadra no Mecanismo Especial de Devolução.
Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS.
A taxa de inatividade é um valor cobrado quando uma conta de afiliado fica inativa (sem novas comissões recebidas) por doze (12) meses consecutivos E mantém um saldo de comissões recebidas que não pode ser pago devido à falta de informações corretas de pagamento do afiliado.
As consultas são feitas por meio do endereço valoresareceber.bcb.gov.br. É possível consultar recursos que estavam parados, seja em contas-corrente que foram encerradas ou na poupança. E vale para contas de pessoas físicas e jurídicas.
Se não houver pedido formal de encerramento, mesmo que não tenha fundos e não seja movimentada, a conta é considerada ativa pelo banco, que continua cobrando tarifas. Essa cobrança gera um saldo negativo, que aumenta progressivamente e sobre o qual incidem juros.