O PR de um pneu é indicado da seguinte forma: 8PR, 10PR, 12PR, 14PR, 16PR… Trata-se de um índice que mede a capacidade do pneu de resistir à carga com uma determinada pressão. Nos antigos pneus diagonais, o PR servia para indicar o número de camadas em nylon que constituem o flanco.
Número de Lonas (PR) - Associado ao número de lonas dos pneus diagonais usando como referencial os primeiros pneus construídos com lonas de algodão. Atualmente ainda em uso como “capacidade de carga”, os pneus dispõem de um número real de lonas menor, em função das mudanças dos materiais da carcaças. Exemplo: 16 PR.
Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu. O número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu. Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu.
Quando temos a descrição “8PR” significa que o pneu possui capacidade de carga equivalente a 8 lonas. “10PR” denota uma capacidade equivalente a 10 lonas. Para uma especificação mais exata, é sempre recomendado que se faça referência ao índice de carga do pneu e não ao número de lonas.
A letra R indica que a construção interna do pneu é radial. A tecnologia radial, inventada pela Michelin, usa combinações de borrachas e materiais de reforço metálicos e têxteis para formar estruturas extremamente robustas na banda de rodagem, mas flancos flexíveis.
O PR de um pneu é indicado da seguinte forma: 8PR, 10PR, 12PR, 14PR, 16PR… Trata-se de um índice que mede a capacidade do pneu de resistir à carga com uma determinada pressão. Nos antigos pneus diagonais, o PR servia para indicar o número de camadas em nylon que constituem o flanco.
225/40R18 92W. R – Essa letra R significa que o pneu é radial. Ou seja, internamente, o pneu tem linhas metálicas no sentido do raio do pneu. 18 – Aro do pneu: 18 polegadas – Indica que deve ser colocado em rodas de aro 18.
O RP18 é um pneu de passeio especialmente projetado para aplicação em pisos secos e molhados, garantindo uma maior performance e economia. A estrutura do pneu otimizada garante conforto e boa dirigibilidade. Seu Moderno design da banda de rodagem garante menor nível de ruídos e ótima aderência.
Para proteger as rodas contra contatos com calçadas (durante manobras de estacionamento) adiciona-se aos pneus um ressalto de borracha na porção inferior de suas laterais, localizado próximo ao flange da roda, chamado de protetor de rodas ou FR (do inglês flange rib, ou nervura do flange).
Junto aos outros componentes, garante maior duração do artefato, bem como segurança aos usuários do veículo. Por conta dessas características, quanto maior a quantidade de lonas no seu pneu, maior será a resistência.
Em outras palavras, quanto maior o número de lonas, mais reforçado é o pneu e maior sua capacidade de carga. Embora a quantidade de lonas e a capacidade de carga tenham relação direta, o mais indicado (e fácil) é guiar-se pela tabela do índice de carga do pneu do que pelo número de lonas.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
R: indica o tipo de construção do pneu. Neste caso, como a letra R está escrita, o pneu é de construção radial; 15: indica o aro do pneu, em polegadas; 85: é o índice de carga.
Cada letra indica a velocidade máxima que um pneu pode sustentar sob sua capacidade de carga recomendada. Em nosso exemplo, “H” é equivalente a uma velocidade máxima de 209 km / h. Mesmo que um pneu seja capaz de funcionar a essa velocidade, os motoristas não devem exceder os limites de velocidade legais.
Note que esta letra na descrição do pneu não denota nenhum tipo de informação sobre a capacidade de carga do pneu em questão, esta informação está contida no índice de carga do pneu. A letra “C” indica apenas a aplicação do pneu. Exemplos: 225/75 R 16 C 118/116R.
O número 1616 está totalmente ligado á sensibilidade e lealdade, a família e ao seu lar, esses campos precisam ser prioridade na sua vida neste momento: é um sinal para resolver qualquer questão pendente com seus familiares e buscar ser uma pessoa mais positiva.
Por isso, é muito comum ouvir a pergunta “quantas lonas o pneu X tem?”, quando se trata de pneu de carga, já que a capacidade é medida pelo número de lonas, normalmente sendo a expressão “PR” (8PR = pneu com 8 lonas).
Pneus projetados para sedãs e cupês. H: suporta até 210 quilômetros por hora. Pneus projetados para sedãs e cupês esportivos. V: suporta até 240 quilômetros por hora.
A letra T indica que a velocidade máxima suportada é de 190 km/h, sendo indicado para carros de passeio familiar e carrinhas. Já a letra H indica que a velocidade máxima suportada é de 210 km/h, sendo indicado para sedãs esportivos e carros coupé.