Qual era o propósito de Débora na Bíblia?
Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C. Antes dela foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar. Ela é a única mulher citada na Bíblia a ter o status de juíza.Qual foi a estratégia que Deus deu a Débora?
Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque. Ao lado de Barac, a quem confiou cerca de 10 mil soldados, Débora atraiu os inimigos para uma região pantanosa, onde o poder das carruagens canaanitas poderia ser neutralizado.Quais são as qualidades de Débora?
Ela se definia como “mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16). Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes.Por que Deus escolheu Débora?
O argumento de que Deus escolheu Débora para ser líder de Israel porque não havia homens disponíveis ou adequados não é apoiado pelas Escrituras.Quem foi a Juíza Débora na Bíblia (estudo bíblico) | #77
Quem era Débora Antes de ser juíza?
Antes de tornar-se juíza, Débora foi uma líder, uma conselheira. O texto bíblico, em Juízes 4, diz que as pessoas procuravam Débora para resolver os problemas. Ela “chegou ao poder em um tempo em que os israelitas ignoravam a Lei de Deus e viviam sob o domínio opressor do rei cananeu Jabim e do general Sisera”16.O que pregar sobre Débora?
Deus usou Débora para libertar Israel de uma condição opressora, e ao mesmo tempo usa sua história para nos mostrar que unidas a Ele estamos livres de opressões e estigmas que possam existir sobre nós. Uma mulher nas mãos de Deus é uma mulher valorizada, independente da época em que vive.Qual foi o pecado de Débora?
Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.O que é o Ministério Desperta Débora?
O ministério Desperta Débora nascido em 1995 pela mão do nosso poderoso Deus, tem como objetivo desafiar mães a orarem por seus filhos sejam biológicos, adotivos ou espirituais.Qual foi a profecia de Débora?
Ela profetizou que uma mulher derrotaria Sísera, o líder dos exércitos cananeus. O exército israelita reunido na montanha e os cananeus reunidos no vale. Débora disse a Baraque para descer da montanha. Ela prometeu que o Senhor estaria com eles.Porque Débora julgava o povo debaixo de uma palmeira?
Entretanto, na Literatura Rabínica, a Palmeira de Débora é explicada como uma demonstração de recato: a personagem sentava-se abaixo daquela árvore para não ficar sozinha com homens dentro de casa (UNTERMAND: 1992, p. 79). Seria, portanto, um ponto de encontro público que garantiria sua honra enquanto mulher.Qual foi a oração de Débora?
1 E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo: 2 Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente. 3 Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor Deus de Israel.Quem foi Lapidote esposo de Débora na Bíblia?
Lapidote (nome hebraico que significa "tochas" ou "chamas") foi marido da juíza Débora (Juízes 4:4) e não possui mais relatos na bíblia falando sobre ele. Os rabinos o identificam com Baraque.O que quer dizer Desperta Débora?
"Movimento de Oração que nos leva a entender a importância da maternidade espiritual sobre nossos filhos, os filhos de nossa nação e do mundo." O Desperta Débora significa pra mim uma caminhada dada por Deus, para levar as cargas uns dos outros através da intercessão.Porque Débora foi escolhida como juíza?
Débora, que era juíza (líder) de seu povo e profetisa, tomou para si a responsabilidade de pôr ordem naquela confusão. Era uma mulher com muitas habilidades, que mediava conflitos e também, estava à frente de batalhas. Além de tudo isso, louvava a Deus.Qual era a tribo de Débora?
Juízes 4:4-9 NTLHDébora, mulher de Lapidote, era profetisa. Era também juíza dos israelitas naquele tempo. Havia uma palmeira entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim.