Uma volta completa no círculo trigonométrico corresponde, em graus, a 360º e em radianos, 2π, pois no caso de medida de ângulo, o valor de π (pi) passa a ser referente a 180º.
A ideia de volta está presente nos círculos trigonométricos. Como o comprimento da circunferência é 2·π, podemos dizer que uma volta completa nesses círculos tem essa medida. Repare apenas que o ângulo formado por essa volta mede 360°. Dessa maneira, o número 2·π relaciona-se com o ângulo 360°.
Comprimento da circunferência depende diretamente do comprimento do raio dessa figura geométrica. Para calcular o comprimento da circunferência, utilizamos a fórmula C = 2πr.
O número π (lê-se: pi) é um número irracional que encontramos quando dividimos o comprimento de uma circunferência pelo seu diâmetro. O número π é um dos números mais famosos da Matemática.
O Pi serve ainda para o desenvolvimento do GPS em carros (que utiliza a constante matemática para a localização) e para o cálculo de rotas de aeronaves, segundo o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Existe uma correspondência entre os graus de um círculo e a circunferência de um círculo em números reais (radianos). Simplificando, a circunferência de um círculo com raio um seria 2 pi. Então, meio círculo ou 180 graus é metade disso, que é pi.
Definição: Um radiano é a medida do ângulo central de uma circunferência e que determina um arco com o mesmo comprimento que o raio desta circunferência. A medida desse ângulo, quando expressa em graus, é igual a 180°/π que é aproximadamente 57,3°.
Representamos na circunferência abaixo alguns ângulos em graus e o equivalente em radianos. Um arco completo de uma circunferência mede 360° ou 2\pi radianos e meio arco mede 180° ou \pi radianos.
Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707. O dia do Pi foi criado em 14 de março de 1988.
Em qualquer região circular basta dividirmos o comprimento da mesma, pela medida do diâmetro, que encontraremos o valor correspondente a 3,14 aproximadamente. Com base nessa descoberta, o comprimento de uma região limitada por uma circunferência é calculada através da expressão matemática C = 2 * π * r.
O número π foi calculado com uma precisão de 62,8 trilhões de casas decimais! 1. Esse recorde mundial foi batido no dia 14/08/2021 pela Universidade de Ciências Aplicadas de Graubünden (Grisons em inglês, um cantão da Suiça).
Para mudar de radianos para graus, você precisa multiplicar o número de radianos por 180/π. Este número vai ajudá-lo a alternar entre as duas unidades. Por exemplo, se você multiplicar π/2 radianos por 180/π, você vai obter 90 graus.