O RMS representa a potência média que um dispositivo é capaz de fornecer de forma contínua, sem gerar distorções significativas. Isso faz com que o valor seja uma métrica precisa para avaliar a capacidade sonora real e duradoura de um equipamento.
Para ambientes menores, como quartos ou escritórios, caixas de som com 20-50 watts RMS são suficientes. Em salas de estar ou espaços maiores, 50-100 watts RMS podem oferecer um bom equilíbrio entre volume e qualidade de som.
Portanto, depois de converter 1 RMS para watts, você obtém aproximadamente 1,4142 watts. Da mesma forma, a conversão de 300 RMS para watts resulta num valor de potência de pico igual a 424,3 watts. ❓ Exemplo: 1.000 RMS é igual a quantos watts?
A potência RMS (Root Mean Square) é calculada através de padrões internacionais e conhecida como potência real. Ela representa a média da potência atingida pelo dispositivo em um período de amostragem.
O RMS representa a potência média que um dispositivo é capaz de fornecer de forma contínua, sem gerar distorções significativas. Isso faz com que o valor seja uma métrica precisa para avaliar a capacidade sonora real e duradoura de um equipamento.
A potência, ou qualidade sonora, é medida em Watts RMS. O Watt é a unidade de potência e o RMS é a unidade utilizada para medir essa potência. Essa é a principal característica que determina se a caixa de som é potente, pois indica a potência máxima que o dispositivo pode alcançar sem distorções ou ruídos no som.
A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.
Entre as intensidades de 0 dB e 50 dB, o som está na faixa de conforto acústico. Sons com maior intensidade, entre 50 dB e 60 dB, causam desconforto e irritabilidade. Sons de intensidade além de 60 dB podem causar danos à saúde, como perda auditiva, ansiedade, irritação, insônia etc.
O Watt (W), por exemplo, é uma medida de potência. Quando, por exemplo, você vê em uma embalagem de uma lâmpada que ela é de 100W ou uma geladeira 300W, significa a potência consumida pelo produto. O termo kW, nada mais é que a forma de medir 1000W de potência, ou seja, 1kW (quilowatt) equivale a 1000W.
Conheça mais esta novidade! O amplificador Slim 32000 OPTICAL da Frahm possui 200 Watts RMS (4 Ohms) de potência e é ideal para ambientes de 100 m² à 300 m².
Definitivamente, um amplificador de 1000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 350W (RMS), 250W (RMS) ou até 100W (RMS), se esses amplificadores passarem pelo mesmo procedimento de medida deste fabricante.
Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.
O ideal é que o amplificador tenha o dobro de potência que o alto-falante consegue aguentar. Se o alto-falante tiver 800 Watts RMS, por exemplo, o amplificador deve ter 1600 Watts RMS.
Dizer que um aparelho sonoro tem boa qualidade de som é apontar que a caixa reproduz muitas frequências em diferentes volumes sem que o som seja distorcido ou perca suas qualidades originais. Um exemplo bastante comum é com graves. Em alguns casos, a reprodução pode acabar gerando aquele “estourado”.
Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400 watts, o que permite alimentar um computador mais potente e assim por diante. O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional, é a quantidade de energia em joules que é convertido, usado ou dissipado em um segundo.
Uma regra básica, utilizada no dimensionamento de ambientes residenciais, é que cada caixa deve ter no mínimo 25W. O cálculo de som ambiente determina qual é a distância ideal entre as caixas de som.
Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora. É importante não confundir altura do som com volume (ou intensidade) do som.
A intensidade sonora está associada àquilo que nós comumente chamamos de volume. A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar.