O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.
Se falarmos que uma joia é de ouro 18K, isso significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro. Daí, também, o termo ouro 750, mais usado na Europa. Então, ouro 18K ou ouro 750 são a mesma coisa.
Resumindo: 18k e 750, é a mesma coisa. E essa expressão da garantia ao cliente que sua jóia é de qualidade sem igual, pois 75% é ouro e as demais partes é a liga usada apenas para dar a firmeza necessária na peça após sua criação.
Como o ouro 750 não reage ao ácido nítrico, basta raspar a peça em uma pedra e em seguida jogar um pouco de ácido nítrico por cima, com a peça posta em um recipiente de aço inoxidável.
Explicando de uma forma simples o que significa Ouro 18k e 750 AmandaGold Joias
Qual é o melhor ouro, 18 ou 24?
Embora o ouro 24k seja considerado o mais puro, em termos de utilidade, o ouro 18k é uma opção melhor do que o ouro 24k. Isso se deve ao fato de que o ouro puro é mais macio e menos resistente do que o ouro com uma mistura de outros metais, o que pode levar a danos ou deformações na peça com mais facilidade.
Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida).
O número 925 indica o teor de prata na peça em porcentagem. Ou seja, uma prata com teor 925 tem 92,5% de prata e os 7,5% restantes são ligas de outros metais, como por exemplo cobre e latão. A prata 925 é a mais usada na joalheira e é conhecida como "Prata de Lei".
O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.
O ouro 10K é uma opção mais acessível e durável, enquanto o ouro 18K é uma opção para joias mais trabalhadas com cor mais amarelo e potencialmente mais fácil de revender. Ambos têm seus prós e contras, então escolha aquele que melhor atende às suas necessidades.
Para limpar ouro com detergente, dê preferência ao detergente neutro ou de coco. Basta colocar a peça em uma vasilha com água e algumas gotas do detergente, deixando-as de molho por 15 minutos e depois esfregar com uma escova de dente com cerdas macias.
Comercialmente falando, a gente tem o ouro dezoito quilates, que é o mais vendido. e abaixo de dezoito quilates. Aí tudo é baixo, desde o dez até o dezesseis, tudo vai ser ouro baixo.
O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.
Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.
No entanto, o preço também pode variar de acordo com o mercado e a procura. O ouro 24k é mais valioso por grama devido à sua pureza, enquanto o ouro 18k é menos valioso devido à sua menor concentração de ouro. A escolha entre o 24k e o 18k depende das preferências pessoais e do uso pretendido.
Na joalheria, é mais comum utilizar a prata 925 e a prata 950, que possuem boa maleabilidade e ainda contam com um alto grau de pureza. A única diferença entre elas é que a prata 950 tende a escurecer um pouco mais rápido.
Os dois são materiais nobres, mas as correntes de ouro são mais caras porque ele é ainda mais raro de encontrar na natureza, do que a prata, viu? Além do preço, tem alguns detalhes que fazem a diferença. As correntes dos dois materiais costumam ser unissex. Ou seja, são feitas pra serem usadas por homens e mulheres.
Já o ouro 18k pode sofrer uma oxidação superficial, porém um simples polimento traz de volta todo o brilho e encanto da joia. O 75% de ouro puro não oxida, mas os 25% de liga podem oxidar.
Por isso, dizemos que é normal e quase inevitável que peças de ouro escureçam. O suor humano contém ácido úrico, que é considerado um agente químico. E, quando as moléculas do metal entram em contato com a luz ou com agentes químicos, junto ao oxigênio, se dá a oxidação (ou escurecimento) da peça!
Joia banhada ou folheada? A joia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho.