O país foi colonizado pelo Império Português no século XVI e era conhecido como Timor Português até à descolonização do país. No final de 1975, Timor-Leste proclamou unilateralmente a sua independência, mas, no final desse ano, foi invadido e ocupado pela Indonésia e foi anexado como a sua 27. ª província.
Os portugueses chegaram a Timor no início do século XVI no âmbito das suas navegações globais. A primeira referência à ilha é atribuída ao capitão de Malaca em carta de 1514 para o Rei D. Manuel. A partir do fim do século XVII Portugal começou a nomear governadores de Timor, dependentes do Vice-rei da India.
Que interesse os portugueses tinham em Timor-Leste?
Desde o período quinhentista, a ilha de Timor já era freqüentada por navegadores e comerciantes portugueses interessados no lucrativo comércio de sândalo. Líderes timorenses da costa trocavam o sândalo trazido das montanhas do interior por armas portuguesas, tecidos e instrumentos de ferro.
A Indonésia, a pretexto de proteger os seus cidadãos em território Timorense, invade a parte Leste da ilha e rebaptiza o território de Timor Timur, tornando-a sua 27a província. Recebeu o apoio tácito do governo norte-americano que via a Fretilin como uma organização de orientação marxista.
A nacionalidade timorense pode ser concedida aos filhos menores, de pai ou mãe com nacionalidade timorense adquirida, desde que os pais o solicitem, podendo os filhos optar por outra nacionalidade quando atinjam a maioridade. 1. Os filhos adoptados plenamente por cidadão timorense adquirem a nacionalidade timorense.
Na realidade Timor- Leste declara-se majoritariamente católico. O número de pessoas que é considerado cristão, batizado (sarani) soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
Colonizado por Portugal, o país do sudeste asiático teve o português como idioma oficial até 1975, quando foi invadido pela Indonésia e obrigado a adotar a língua dos invasores.
Depois de três séculos de ocupação pelos Países Baixos, em 1945, a Indonésia tornou-se um país independente. A luta pela autonomia, que durou mais de quatro anos, é o ponto de partida para a exposição que inaugura esta sexta-feira, no Rijksmuseum, o Museu Nacional dos Países Baixos.
Como o Timor-Leste conseguiu libertar-se da Indonésia?
Uma votação em 1999 para determinar o futuro do território resultou em uma esmagadora maioria a favor da independência, e em 2002, Timor-Leste tornou-se uma nação independente. Estima-se que a ocupação custou mais de 100 000 mortes no território, para uma população de menos de um milhão de pessoas.
Brasil e Indonésia firmaram memorandos de entendimento em agricultura; bancos; educação; energia e mineração; erradicação da pobreza; e promoção de comércio e investimento. Os dois países contam, ainda, com mecanismos de diálogo bilateral (consultas políticas e comissão mista).
Desse modo, surgiram as possessões portuguesas de Goa, Cochin, Malaca, na Índia e regiões do Índico e Macau, na China. Havia um comércio ativo entre essas regiões onde os portugueses iam, principalmente, buscar as especiarias (pimenta, cravo e canela) e as trocavam, na China, por seda e porcelanas.
A cultura de Timor-Leste reflecte várias influências, incluindo portuguesas, católicas romanas e indonésias, de culturas austronesias e melanésias autóctones de Timor. A cultura timorense é fortemente influenciada pelas lendas austronésias.
Qual o significado de Timor Lorosae e que língua é esta? Que línguas se falam em Timor? Loro Sae (e não "Lorosae", pois são duas palavras distintas) significa em tétum Sol Nascente. Foi a denominação que as várias correntes intertimorenses acordaram para o nome oficial do seu país livre da ocupação indonésia.
No país, onde a expectativa de vida é de 57 anos (55,6 anos para os homens e 59, para as mulheres), 76% da população vive nas zonas rurais e 41% sobrevive com meio dólar ao dia. O Timor Leste foi uma colônia portuguesa até 1975, quando foi invadido pela Indonésia, que considerava o território a sua 27.
A palavra "Timor" provém dos primitivos navegantes malaios, que chamavam a ilha de Timur, termo malaio para "leste", uma vez que a ilha ficava a leste de seu país. A palavra "Leste" foi acrescentada ao nome "Timor" para diferenciá-lo da zona "ocidental" da ilha, controlada pela Indonésia.
Quando em 1512 os mercadores Portugueses primeiro chegaram à Ilha, a parte Leste que hoje equivale a Timor-Lorosae, era habitada pelo Povo Maubere dividido entre duas confederações de reinos, os Serviãos e os Belos.
Qual é o fator que aproxima o Timor-Leste do Brasil?
O fator que aproxima o Brasil de Timor Leste é a língua oficial de ambos, que trata-se da Língua Portuguesa. Timor Leste é um país cuja independência é recente, datando o ano de 2002.
As sete províncias do norte dos Países Baixos percorreram um longo caminho até se libertarem da coroa espanhola, a 26 de julho de 1581. A partir daí, ainda enfrentaram uma demorada luta pela independência, que só foi reconhecida pela Paz de Vestfália, em 1648.
Qual é o país asiático que fala a língua portuguesa?
O Timor-Leste está situado no sudeste asiático, sendo o único país independente do continente que utiliza a língua portuguesa como oficial. Dessa forma, Timor-Leste e Brasil traçam relações não apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais.
Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colônia portuguesa até 28 de novembro de 1975, ano que se tornou independente. Nesse mesmo ano teve seu território invadido pela Indonésia e o fim dessa ocupação ocorreu em 20 de maio de 2002.