O primeiro número antes do ponto indica o limite de ruptura do parafuso em kgf/mm^2 vezes 10. Já o segundo número indica, em % vezes 10, qual o limite de escoamento do parafuso. Como exemplo, peguemos o 8.8: o primeiro número é o 8, portanto a tensão de ruptura que temos: 8 x 10 = 80 kgf/mm^2.
Já os parafusos com classes de resistência 8.8, 10.9 e 12.9 usam aço médio carbono ou aço ligado. Quanto menor for a classe de resistência do parafuso, maior será a sua ductilidade, porém menor será a sua capacidade de gerar força, em outras palavras, suporta menos torque.
A classe de resistência do material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX. Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa ideia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo.
Qual o significado dos números na cabeça do parafuso?
Qual o torque do parafuso 88?
Por exemplo, para parafuso M52 grau 8.8, o torque de aperto é 6362*(70-80)% = 4453-5090Nm. O torque de desaperto deve ser 1,5-2,5 vezes o torque de aperto.
A simbologia para identificação da classe de resistência consiste de dois números, separados por um ponto: 5.8, 8.8, 10.9, etc. O número à esquerda do ponto, multiplicado por 100 nos dá o valor da resistência à tração.
Por exemplo, se alguém menciona um parafuso DIN 933 – 8.8, já é possível saber várias informações sobre ele, como o tipo de cabeça (hexagonal), o tipo de rosca (métrica), o diâmetro nominal (em milímetros) e a classe de resistência (8.8).
Qual o tipo de parafuso mais resistente? Os parafusos de aço com rosca são um dos mais resistentes. Isso por serem projetados para suportar cargas e forças maiores do que outros tipos, tornando-os ideais para aplicações que exigem alta resistência e fixações maiores.
De forma resumida, essa marcação indica a classe de resistência das peças, ou seja, a carga a que elas podem ser submetidas. Essa informação é importante por mostrar quais fixadores são mais adequados de acordo com o grau de responsabilidade de um projeto.
Por exemplo: “A4-80”. A classe representa a força tensora do parafuso dividida por 10. Portanto, o parafuso descrito como “A4-80” (classe métrica mais comum entre os parafusos A4) é fabricado com aço inox 316 e tem força tensora de 800 N/mm².
Como identificar o tipo de parafuso? Para diferenciar os parafusos deve-se observar o perfil da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento. Além disso, o corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, rosca total ou parcial. Mesmo a cabeça podendo apresentar vários formatos, há tipos de parafusos sem cabeça.
Medir o Comprimento: Normalmente o comprimento de um parafuso é medido da sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Porém, para parafusos em que a cabeça irá ficar para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
A melhor forma para se identificar se uma rosca é métrica ou polegada é utilizando um pente (ou canivete) de rosca. Essa ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para essa finalidade. Para utilizá-lo basta selecionar a lâmina que mais se pareça com os filetes em questão e tentar encaixá-la.
O parafuso é uma peça metálica ou feita de matéria dura (PVC, plástico, vidro, madeira, entre outros), em formato cônico ou cilíndrico, sulcada em espiral ao longo de sua face externa e com a sua base superior adaptada a diversas ferramentas de fixação (cabeça do parafuso), como chave de fenda ou demais modelos: Fenda ...
Conforme a DIN 931, o numero gravado geralmente na superfície superior da cabeça do parafuso, indica sua resistência (Ex.: 8.8). Logo, quanto maior for o numero gravado, maior será a resistência a tração do parafuso.
Para medir o comprimento, use um paquímetro ou uma régua e coloque-o na ponta da cabeça do parafuso até a extremidade oposta da rosca. Anote a medida em milímetros.