Dessa forma, uma tela com 90 Hz será capaz de atualizar as imagens 90 vezes por segundo. Enquanto uma de 120 Hz, será capaz de atualizar a imagem o dobro de vezes por segundo, em relação a uma tela comum. Assim, esse tipo de tela vai ter muita diferença em fluidez, quando comparada com uma de 60Hz.
A quantidade de fotos que o aparelho consegue mostrar por segundo é o que chamamos de Hertz, é a frequência com que os pixels (esses quadradinhos que compõem a tela) podem mudar de posição, cor, etc.. Ou seja, um display de 60 Hz transmite até 60 imagens por segundo, um de 90 Hz, 90 imagens e assim por diante.
Mas nem sempre taxas acima de 60 Hz são necessárias, e a percepção de fluidez pode depender também do tipo de uso. É por isso que celulares, notebooks, monitores e TVs com taxas de 90 Hz ou superior costumam ser indicados para jogos, já que esse tipo de conteúdo costuma ter cenas muito movimentadas.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60 Hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144 Hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o CS:GO, por exemplo.
Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.
60Hz vs 90Hz vs 120Hz - Display Refresh Rate Comparison (S20 Ultra vs Note 10 Plus vs OnePlus 7 Pro)
Quanto mais Hz melhor?
A taxa de atualização em Hz nas telas refere-se à frequência com que a tela exibe novos quadros por segundo. Quanto maior o número de Hz em uma tela, mais quadros ela pode exibir por segundo, resultando em uma imagem mais fluida e suave.
As telas com taxa de atualização de 60 Hz, presentes na maioria dos celulares atualmente, atualizam a imagem 60 vezes por segundo. Essa é a mesma medida que o olho humano é capaz de perceber. É a frequência 'padrão' nos modelos mais baratos e básicos, mas alguns já adotam até 90 Hz.
A taxa de atualização é medida em hertz (Hz) e refere-se a quantas vezes por segundo um quadro é atualizado. Com uma taxa de atualização de 120 Hz, novos quadros podem ser exibidos até 120 vezes por segundo, e uma tela de 60 Hz atualiza o ecrã 60 vezes por segundo.
A quantidade de Hz em um monitor refere-se à sua taxa de atualização, ou seja, quantas vezes a imagem na tela é renovada por segundo. Monitores com taxas de atualização mais altas oferecem transições e movimentos mais suaves e naturais, sendo especialmente úteis para jogos e visualização de filmes.
A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo. É medida em hertz (Hz), uma unidade de medição internacional onde 1 hertz é igual a 1 ciclo por segundo. Hertz (Hz) = Um hertz é igual a um ciclo por segundo. Ciclo = Uma onda completa de corrente alternada ou de tensão.
A crianças (independente do sexo) têm uma frequência fundamental superior a 300Hz. A mulher adulta (do sexo feminino), normalmente, têm uma frequência fundamental superior a 200Hz. O homem adulto (do sexo masculino), normalmente, têm uma frequência fundamental de aproximadamente 125Hz.
1 Hz significa 1 ciclo (oscilação) por segundo, 100 Hz significa 100 ciclos por segundo, e assim por diante; a frequência de uma onda só muda se houver alterações na fonte.
Para quem joga com console, uma tela de 240 Hz não é necessária, sendo mais do que suficiente uma de 144 Hz. de 144 Hz é super adequado, especialmente para jogar games de ação ou aventura, que não exigem uma taxa de atualização muito alta.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.
Basta um cálculo simples para saber que a frequência de 60 Hz é 20% maior do que 50 Hz. Isso significa que, se um compressor de 50 Hz gira a 3.000 rpm, um de 60 Hz aplicado no mesmo sistema girará a 3.600 rpm.