Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
A origem da palavra “aliança” vem do latim, do termo alligare, que significa “relação de proximidade, união”. Em outras palavras, o anel com nome de aliança é um pacto feito entre marido e esposa, que simboliza o amor, comprometimento, fidelidade, cumplicidade e eternidade.
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
As alianças fazem parte de nossas vidas há décadas. Seja em namoros, noivados, casamentos, elas são usadas para marcar momentos especiais e simbolizam a união entre pessoas que se amam.
Duas das oito alianças na Bíblia são condicionais. Estas são a aliança Edénica e Mosaica. As outras seis alianças, Adâmica, Noémica, Abraâmica, Terra de Israel, Davídica e a Nova Aliança são incondicionais. Estas são alianças baseadas na Graça e na determinação de Deus para cumprir a Sua Palavra.
Quando os Evangelhos falam de casamento, banquete, convidados, estão falando daquele matrimônio entre Cristo, o Esposo, e a comunidade cristã, a Esposa. Podemos ler Mt 9,15; 22,1-10; 25,1-13 e Lc 14,15-23.
22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
E assim se manifestou Deus: “E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem a carne do prepúcio. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês” (Gn 17, 10-11).
Qual foi a promessa que Deus fez com sua parte da aliança?
A aliança de Deus com Abraão prometeu-lhe uma família de bênçãos para toda a terra, de modo que, tão numerosas quanto as estrelas, “assim será a tua descendência” (Gn 15: 5).
A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).
A aliança tem um formato circular, redondo, que simboliza a eternidade, o infinito, porque o círculo não tem princípio nem fim, “é para sempre” ou “até que a morte os separe” no mundo mortal. Porque alianças são feitas em ouro?
Foi a partir do século IX que a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade.
O Livro da Aliança ocupa os capítulos 19 a 24 do livro do Êxodo. A Aliança é, no miolo do povo, a semente da Bíblia! Plantada no chão da vida daquele grupo que saiu do Egito, a semente da Aliança foi lançando raízes profundas, foi produzindo tronco e galhos, folhas e frutos.
casamento é um símbolo da união de Cristo e a igreja, chega a ser um sacrilégio imaginar que Cristo possa se divorciar e negar a Sua aliança. A Sua aliança é eterna, assim como o casamento é para toda a vida.
Deus reage a todas as nossas ações como resposta em sua fiel e eterna aliança com o ser humano. Somos nós que decidimos ter uma aliança inquebrantável com Ele. Ele deseja que em todas as nossas escolhas, o escolhamos para estabelecer alianças eternas e permanentes.
Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.
Qual o significado da aliança no mundo espiritual?
É a representação do elo entre o material e o espiritual, entre o corpóreo e o sentimental. Duas vidas unidas, em amor e cumplicidade, compartilhando alegrias e tristezas.
Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.