A boina na cor preta é usada por unidades blindadas e mecanizadas. Já a cor azul-ferrete identifica cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e alunos das mais diversas instituições, como a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
As cores diferenciam conforme o emprego da força. Ex.: Boina verde: EB; Boina Bordô: Brigada Paraquedista; Boina bege: militares de unidades aeromóveis; Boina zul-celeste: militares que compõe efetivo de missão de paz.
As boinas são usadas como parte do uniforme de muitas unidades militares e policiais em todo o mundo, bem como por outras organizações. Além do uso militar, a boina está também associada aos pintores e é um complemento do traje típico dos escoceses.
Formatura de Entrega da Boina para o Efetivo Variável 2024 do Exército Brasileiro 🇧🇷
Para que serve boina preta?
A boina na cor preta é usada por unidades blindadas e mecanizadas. Já a cor azul-ferrete identifica cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e alunos das mais diversas instituições, como a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
Superado mais este desafio, os soldados do Efetivo Variável tornaram aptos a receber a tão almejada boina preta, que representa a conclusão da primeira fase da instrução militar, quando o soldado está apto para integrar frações de combate, após haver superado árduas semanas de instrução e de exercícios no campo.
A origem do termo operador nas operações especiais americanas vem das Forças Especiais do Exército dos EUA (referidas por muitos civis como "Boinas Verdes").
O Comando da Polícia Militar de São Paulo adotou a boina cinza como parte do uniforme oficial de toda a tropa. Antes da mudança, o equipamento era de uso restrito, permitido apenas para integrantes de unidades consideradas de elite.
Lado (branco): É uma boina de altíssima qualidade com grande poder de corte, eliminando rapidamente marcas de lixa, riscos e defeitos severos na superfície.
Cores: A cor da boina pode variar de acordo com a função ou unidade específica, como boinas verdes para tropas de operações especiais, boinas azuis para forças aéreas, e boinas vermelhas para unidades de combate.
A cor preta foi selecionada para a boina a ser utilizada pelas guarnições de blindados, pois mostraria ao mínimo as inevitáveis manchas de graxa e óleo geradas durante o trabalho com os veículos, dando uma melhor apresentação à tropa.
A boina Simbolicamente representa o verdadeiro "batismo" de um militar, quando o civil de ontem é oficialmente reconhecido como combate básico do Exército Brasileiro. Na ocasião, presenciaram aos eventos, autoridades locais, familiares e militares.
Também chamada de boina boné ou boné italiano, é desenvolvida geralmente em lã e aparece bastante com estampas xadrezes e listradas, além da versão lisa clássica. Tem como destaque uma aba maior que protege o rosto do sol.
As duas fitas pretas localizadas atrás da boina significam “Luto Constante”. Uma fita dedicada aos que já partiram e a outra representa os que ainda vão partir no cumprimento da missão em salvar e proteger os fracos e oprimidos e pela honra de seu país.
São Paulo — Criada na década de 1970 para combater ações da esquerda armada durante a ditadura militar, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) conta hoje com cerca de 800 integrantes — os boinas pretas — e é considerada a tropa de elite da Polícia Militar (PM) de São Paulo. Também é a mais letal.