A palavra certeza no grego é *υποστασις hupostasis* e significa: aquilo que tem existência atual; substância; ser real. A palavra convicção no grego é *ελεγχος elegchos* e significa: verificação pela qual algo é provado ou testado.
A crença é simplesmente o fato de você acreditar e aderir a algo. A crença e a fé negam a possibilidade de a razão humana explicar algo. A convicção é o resultado de todo um processo mental envolvendo a razão, a lógica e o bom senso.
Em outras palavras, a convicção pensa sobre a evidência. Não é paixão despreocupada ou energia para uma ideia ou causa; é lutar para chegar a crença. A verdadeira convicção requer fé em algum fato ou verdade. A convicção é pensar ou ver as verdades imperceptíveis de Deus.
Diz Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Diz que a fé é certeza. A fé não pode ser medo. A fé não pode ser pânico. A fé não pode ser dúvida.
A palavra certeza no grego é *υποστασις hupostasis* e significa: aquilo que tem existência atual; substância; ser real. A palavra convicção no grego é *ελεγχος elegchos* e significa: verificação pela qual algo é provado ou testado.
A Bíblia diz que ter fé é crer naquilo que não se vê. Pois bem, se você tem fé, mesmo que tudo esteja dando errado ou não saindo como você esperava, o sorriso no seu rosto precisa ser de quem já alcançou aquilo que deseja.
Falar com convicção é se expressar de forma segura e assertiva, passando confiança e credibilidade para quem está ouvindo. É basicamente ter a certeza do que está dizendo e conseguir transmitir isso para as outras pessoas. Um professor, por exemplo, utiliza muito esse recurso durante as aulas.
O significado de convicção refere-se como uma certeza, firmeza ou alto grau de convencimento. Mas para o cristão, convicção é aquilo que você morreria para provar que é verdade. É aquilo que você não abre mão de fazer ou pensar. Que paremos nossas vidas corridas parar refletir sobre nossas reais convicções de fé.
Atitude e convicção ajudam a mudar de estilo de vida para ser mais feliz. Tudo pode ser melhor em nossas vidas, sem julgamentos, sem padrões pré-determinados e com muita certeza de que aquela será a escolha mais feliz.
As convicções são como os arquitetos de nossos hábitos, comportamentos e, em última análise, dos resultados que alcançamos em nossas vidas. Se pensarmos nas convicções como os algoritmos de nosso sistema operacional, começamos a perceber como elas influenciam cada ação, escolha e reação que tomamos.
1 Certeza obtida por fatos ou razões que não deixam dúvida nem dão lugar a objeção; convencimento, crença. 2 Sentimento de retidão em relação àquilo que se pensa, se sente, fala ou faz.
Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende. Por Ele ter sentido todas as nossas dores, aflições e fraquezas, Ele sabe como ajudar-nos a vencer as dificuldades diárias (ver Alma 7:11–12; D&C 122:8).
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
A pessoa de fé é aquela que crê na existência de Deus, que criou todas as coisas visíveis e invisíveis, e que é Ele o organizador de toda a criação. “Foi pela fé que Henoc foi arrebatado (…). Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus.
A força da convicção, por isso, estabelece-se em função do grau de probabilidade. Em um exemplo anterior, o feito de Laurêncio puxar para fora uma bola, a 96, e esta fosse vermelha seria a conclusão mais provável, e por isso o argumento mais forte.
A convicção é um alto compromisso psicológico, intelectual e moral que surge de uma adesão progressiva e fundada em boas razões, em provas, em experiências, em modelos e bases sólidas.
Existem três tipos de convicções: Causa: quando acreditas que os resultados negativos são causados por fatores externos a ti. Significado: quando atribuis um significado negativo às tuas experiências. Identidade: quando acreditas que tens traços de identidade que te impedem de alcançar resultados positivos.
A certeza é o conhecimento claro e seguro de algo. Quem tem uma certeza está convencido de que sabe algo sem possibilidade de se enganar. No entanto, a certeza não implica veracidade ou exatidão. Na prática, uma pessoa pode afirmar que tem uma certeza, mas a informação pode ser falsa ou errada.
Quando você se comunica com convicção, significa que você acredita fortemente no que está dizendo e transmite essa confiança através de suas palavras e linguagem corporal. A convicção nas palavras começa com a clareza do que você quer dizer e como você quer dizer.