O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Já o verde indica pouca urgência, o paciente deve ser atendido mas pode esperar até que o médico o chame. A cor azul diz que o paciente não é urgente e que ele pode aguardar o atendimento sem correr nenhum risco.
Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...
Verde: representa a cura, o equilíbrio e a harmonia. É utilizado para acalmar e reduzir o estresse, além de favorecer o crescimento e a saúde. Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação. É utilizado para acalmar a mente, melhorar a comunicação e aliviar a ansiedade.
Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade.
O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
Ajuda com a limpeza, é claro, mas caiu em desuso porque, após encarar o vermelho por muito tempo, os profissionais enxergam a cor oposta – um verde meio turquesa chamado ciano – quando olham para o branco.
Amarela- (urgente), atendimento em até 30 minutos. O paciente deve ser conduzido à sala de espera; Verde- (pouco urgente) atendimento em até 90 minutos e o paciente deve ser levado à sala de espera; Azul- (sem urgência) atendimento em até 180 minutos.
VERDE: A classificação é para quem pode aguardar até 120min ou ser encaminhado para outros serviços de saúde. AZUL: Em consequência da prioridade mínima, o tempo pode chegar a 240min ou o encaminhamento para outros serviços de saúde.
O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável.
O verde fornece um contraste valioso que ajuda os cirurgiões a distinguir entre diferentes tons de vermelho e rosa. Essa é uma das principais características da cor complementar, dar suporte à sua oposta.
Vermelho: prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato. Amarelo: prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível. Verdes: prioridade 2 – prioridade não urgente. Azuis: prioridade 3 – consultas de baixa complexidade – atendimento de acordo com o horário de chegada.
Tarefas de prioridade "normal" têm prioridade P3 ou P4 atribuída pela matriz de prioridade. São as tarefas onde: Funcionalidades básicas estão disponíveis, mas com algumas limitações. Soluções alternativas estão disponíveis.
O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.
Quais são os pacientes que recebem classificação verde?
Quando um paciente recebe a classificação verde, significa que seu caso é pouco urgente e pode ser atendido em unidades de atenção básica. Ele pode ter dores abdominais ou de cabeça moderadas, doenças psiquiátricas e outros males que não apresentam risco de morte ou comprometimento de órgãos e sistemas.
A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão. É importante destacar que, tanto para o auxiliar quanto para o técnico em enfermagem, existem símbolos um pouco diferentes em seu brasão.
Para realizar a consulta basta acessar o site, digitar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou número de matrícula e clicar em “Pesquisar”. Em caso de dúvida, a Secretaria de Saúde está à disposição para saná-las ou ainda para realizar a consulta para os cidadãos que não possuam acesso à internet.