Qual o conceito de estética para Kant?
Para Kant, a vivência estética é propriamente a vivência de um indivíduo, é uma vivência radicalmente subjectiva. E isto quer dizer que nela não se tem em vista nada que contribua para o conhecimento do objecto enquanto tal.Qual a visão de Kant sobre a beleza?
Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.Como Kant entendia o juízo estético?
A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.Qual a opinião de Kant sobre a beleza?
Segundo Kant, a beleza é a forma da finalidade de um objeto enquanto ele é percebido nele mesmo sem a representação de um fim.Introdução à Estética — Kant e o juízo de gosto
Qual o conceito de estética para Kant e Baumgarten?
Baumgarten pretende fundar a estética como a ciência das sensações, cuja finalidade é a perfeição do conhecimento sensível. Esta perfeição é a beleza.Quais são as características próprias de um juízo estético de acordo com Kant?
A beleza e o juízo estético são afirmados em sua plena autonomia tanto em relação ao conhecimento quanto em relação à prática, à moral. Como o belo satisfaz sem nenhum interesse, ele é distinto do agradável de um lado e do bom de outro, que são vinculados com interesses e se referem à faculdade de desejar.Como Immanuel Kant utilizava o termo estética?
O filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) fez uso do termo estética em sua Crítica da razão pura para se referir às formas puras da intuição sensível figuradas na percepção a priori do espaço e do tempo.Qual a transformação pela qual passa a estética por meio de Kant?
A grande transformação pela qual passa a estética por meio de Kant pode ser descrita, sobretudo, em função da alteração do foco. Não é mais a obra de arte o interesse de Kant. Sua questão é saber o que acontece com o homem quando ele se encontra diante de uma obra e diz que ela é uma obra bela.Quais são as duas categorias estéticas kantianas?
(KANT, 2008, B 4 p. 48). A Crítica da Faculdade de Juízo concentra os escritos estéticos de kantianos divididos em duas partes: estética e teleológica. A primeira introdução contém as teorias sobre as faculdades da alma, as faculdades do conhecimento, o princípio à priori do juízo e o juízo estético.O que garante Para Kant a universalidade dos juízos estéticos?
A validade universal deste juízo significa o assentimento à universalidade do predicado “beleza”. Este predicado significa um prazer que sentimos, uma satisfação. Quem profere o juízo “isto é belo” profere também o juízo “isto me compraz”.O que é a arte para Kant?
Só é possível, segundo Kant, denominar arte a produção realizada de forma livre e racional. Mesmo que se realizem “obras” na natureza, como o exemplo das abelhas que constroem suas colmeias, como se parecessem obra de arte, tais seres, contudo, não o fazem de maneira racional e livre (KANT, 1995).O que é o feio para Kant?
Kant refere-se à feiura que desperta asco. O asco, segundo Kant, é uma “sensação peculiar” marcada pela imposição do objeto feio que imediatamente se nos lança sobre os sentidos, sem que desejemos aceitar sua presença.Qual é o conceito da estética?
A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.Quais são as três características do prazer estético de acordo com Kant?
Resposta verificada por especialistasAs três características do prazer estético objetos naturais, objetos artísticos e por fim atenção nesses objetos junto com o próprio prazer. Os naturais como o próprio nome já diz, surgiram por causa da natureza e os artísticos são feitos pelos individuos como as artes.