Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes: Lâmpada: caminho, ambiente. Cobra: magia, alquimia. Cobra + cruz: ciência.
Ele é um símbolo de proteção oferecida pelo Direito Internacional Humanitário (#DIH) para: ✅ Pessoas doentes e feridas ✅ Profissionais de saúde ✅ Equipes humanitárias ✅ Voluntários Literalmente, o emblema significa: ❌ Não dispare!
São símbolos da proteção que o Direito Internacional confere aos doentes e feridos, assim como aos que prestam assistência, durante um conflito armado.
A cruz vermelha, por sua vez, representa a assistência e o socorro aos feridos e aos doentes em situações de emergência. E, finalmente, temos a serpente que é uma referência à mitologia grega, associando essa espécie de cobra à Medicina e à cura.
Afim de, unificar os símbolos o Conselho Federal de Enfermagem através da Resolução COFEN-218/1999, regulamentou os significados atribuídos aos símbolos da Enfermagem que são: Cobra: magia, alquimia, uma vez que representa o renascimento ou a cicatrização. Cobra + cruz: ciência.
Segundo definição do Conselho Federal de Enfermagem, a lâmpada representa o caminho e o ambiente; a cobra significa a magia, a alquimia. Já a combinação entre a cobra e a cruz vermelha representam a Ciência.
Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
“Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até ...
Uma cobra enrolada a um cajado é o símbolo da medicina porque remete ao semideus grego Asclépio. Na Grécia antiga, ele tinha templos em sua homenagem onde os doentes eram levados para serem tratados. Cobras ficavam em torno de um desses templos, e eram consideradas benéficas para os doentes.
É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes. A cruz é o símbolo mais popular do cristianismo.
O símbolo da enfermagem é a conhecida "lâmpada de Ícaro" ou "lâmpada de Florence Nightingale". Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica pioneira na enfermagem moderna e é considerada a fundadora da enfermagem profissional. O símbolo da lâmpada representa a luz que ela trouxe à profissão e à assistência médica.
Este gesto tem sentido de consagração de nossa vida a Deus, a quem reconhecemos pertencer. Somos batizados exatamente com este sinal que significa e realiza, pela graça santificante, nossa filiação adotiva de Deus mediante Jesus Cristo.
"A Cruz é vista como a glória de Cristo. A sua glorificação começa na Cruz – sinal da nossa salvação. A cruz tem um profundo significado de obediência e fidelidade de Cristo ao projeto do Pai. Ele esvazia-se de Si e por amor entrega-se à humanidade.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
O verde fornece um contraste valioso que ajuda os cirurgiões a distinguir entre diferentes tons de vermelho e rosa. Essa é uma das principais características da cor complementar, dar suporte à sua oposta.
O caduceu ☤ ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals.
Como enfermeira, ela responde, poeticamente, retratando a enfermagem, associada à metáfora dos girassóis; estes, pela visão poética, podem iluminar os caminhos do cuidar e de quem realiza o cuidado.
O símbolo da enfermagem é representado pela lâmpada a óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha. Juntos, esses elementos representam essa profissão que se traduz em zelo, cuidado e respeito.