Gambé, além de gíria usada para designar policiais, é o nome do herói partido dessa saga sertaneja, cuja trajetória e o corpo trazem as marcas da violência de um Brasil sem lei e do ódio diante da injustiça, do racismo e da pobreza extrema —temas que trazem atualidade ao enredo ambientado nos anos 1910.
A gíria brasileira “tira”, com o sentido de policial, é um caso interessante de expressão antiguinha que parece ter garantido vida longa apenas por seu uso continuado em dublagens e legendas de cinema...
Quem já falou com um gaúcho, provavelmente já ouviu essa expressão. “Bah!” é umas das gírias gaúchas que é usada para quase tudo: dependendo da entonação, vai de reprovação a surpresa, de rejeição a alegria extrema.
“Bah”, “tchê”, “mate”, “barbaridade” e “guri” são palavras que (quase) todo mundo conhece e até usam no dia a dia. Mas, você sabe o que significa “guapo”, “pandorga”, “vareio” e “posteiro”?
A expressão "01 não é 02" pode ser interpretada como uma forma de dizer que ele é único e incomparável, reforçando a ideia de que ele se vê como um 'rei' entre as mulheres.
A marca “360” faz uma alusão às necessidades de perceber e atuar em todas as direções necessárias para a evolução e o aperfeiçoamento da instituição, dos policiais e dos serviços prestados a sociedade catarinense.
Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Coordenadas Universais de Tempo (UTC) e Tempo Médio de Greenwich (GMT).
O que significa a expressão tem caroço nesse angu?
“Tem caroço nesse angu”: A expressão possui origem em um truque realizado pelos escravizados para melhor se alimentarem. Quando o prato era composto de angu de fubá, o que acontecia com frequência. A escravizada que lhes servia, por vezes, conseguia esconder um pedaço de carne ou alguns torresmos embaixo do angu.
O dicionário de expressões (anti) racistas explica que a expressão faz referência aos negros escravizados que trabalhavam à força nas minas de ouro e que, quando não conseguiam cumprir as metas estabelecidas pelo escravizador, recebiam metade da tigela de comida e ganhavam o apelido de "meia tigela".
O que é o tJR? O TJR é uma competição de robótica gratuita e presencial que se destina a difundir a Robótica e a Computação através da prática de aprendizagem baseada em projetos para a produção de protótipos de robôs. O evento acolhe participantes de todas as faixas etárias a partir de 6 anos de idade.
Mulheres de Belo Horizonte (MG) que usam roupas decotadas do tecido poliamida, tem aplicação de cílios grandes e, geralmente, usam franja são conhecidas como “bebels”.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
O Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, de Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes (2003), define sanga como um pequeno curso de água menor que um regato ou arroio, ou então um rio pequeno, que seca facilmente.