A família de motores Volkswagen EA827 – (em alemão: Entwicklungs Auftrag, ou "contrato de desenvolvimento"), também conhecida no Brasil como AP (sigla para alta performance ou alta potência) – são motores de combustão interna de 4 cilindros em linha, refrigerado a água, com bloco em ferro fundido.
melhor coisa a se fazer tira uma vela fora suba aquele pistão ate em cima e com uma lanterna olhe se ele é chato ou se é concavo chato é alcool concavo é gasolina, nos ap carburados.
O motor AP, sigla para Alta Performance, surgiu em 1985, quando a Volkswagen corrigiu esse problema. Instalaram bielas maiores, de 144 mm, pistões de maior diâmetro e virabrequim com menor curso (comparando os 1.6 entre si). Foi o suficiente para garantir aos 1.6, 1.8 e 2.0 8 válvulas um ótimo funcionamento.
Descrição. Selo de bloco motor VW AP / MD em alumínio maciço na cor azul. Composto por 3 selos. Alta resistência sem risco algum de enferrujar por ser material não ferroso.
Como saber se seu Motor AP é 1.6/1.8/2.0 - DR Auto Mecânica N°149
Qual a finalidade dos selos do motor?
A função do selo de bloco de motor é eliminar a possibilidade de vazamentos entre peças. Assim, o selo de bloco de motor é encontrado, geralmente, compondo um conjunto de três peças, cada uma delas instalada de maneira estratégica para evitar processos indevidos.
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
Esses motores ganharam potência e torque e em 2008 foram levemente reformulados, ganhando mais potência: de 97cv para 99 cv (gasolina) e de 99cv para 101 cv (Etanol).
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
Ao mesmo tempo chegava o AP-800 1.8, de 94 cv, que impulsionava Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. O AP (sigla para "Alta Performance") também fez sucesso no Gol GT, que tinha o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv.
O conjunto AP tem maior durabilidade e torque,além de ser um modelo mais confiável para preparação, ele aproveita melhor a mistura ar + combustível favorecendo maior extração de potência e desempenho do motor. Antonio Soares fora do Brasil tinha o CHT turbo de fábrica, andando forte.
Ele estreou no Audi 80, em 1972, em versões 1.3 e 1.5. A Volkswagen fez o Passat derivado desse modelo, reaproveitando a plataforma e o motor. No Brasil o EA827 ganhou o nome AP (Alta Potência) após uma série de atualizações feitas pela engenharia. O nome colou e acabou virando um apelido oficial.
O motor AP sempre foi produzido no Brasil com cabeçote simples de oito válvulas (duas por cilindro). A única exceção entre os Volkswagen nacionais foi o Gol GTI de segunda geração, que era equipado com um motor importado 2.0 com 16 válvulas (quatro por cilindro) de 141 cv de potência.
A história de sucesso do motor AP começou na Alemanha, onde esta família de propulsores é conhecida pelo nome de EA827. Esse motor era resultado de um projeto iniciado nos anos 1960, quando a Audi ainda era parte da Mercedes-Benz e queria uma nova linha de motores de quatro cilindros para a marca das quatro argolas.
Pra você ter uma ideia, geralmente o preço de um selo varia entre 5 a 20 reais (muito barato). Mas a mão de obra para sua troca geralmente é superior a 200 reais. Os 2 selos que vi vazando são de fácil acesso na lateral do motor.
Bloco do motor: Embora seja menos comum, vazamentos no bloco do motor ocorrem devido a rachaduras ou danos. Tampas do radiador e do reservatório: As tampas do radiador e do reservatório podem desgastar-se com o tempo e permitir vazamentos.