A – Obrigatório o uso de lentes corretivas. B – Obrigatório o uso de prótese auditiva. C – Obrigatório o uso de acelerador à esquerda. D – Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática.
B - Obrigatório o uso de prótese auditiva. C - Obrigatório o uso de acelerador à esquerda. D - Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática. E - Obrigatório o uso de empunhadura no volante.
A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis. Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg. Em todos os casos, é mantida a lotação máxima de oito pessoas mais o motorista.
Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.
CONHEÇA TODAS AS LETRAS DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
O que significa letra G na CNH?
F – Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica. G – Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual. H – Obrigatório o uso de acelerador e freio manual.
Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”.
A letra Z é colocada no documento de condutores com visão monocular, ou seja, pessoas que dispõem apenas de um olho. Esses condutores podem ter acesso as categorias A (motocicletas) e B (automóveis) desde que se adaptem utilizando, por exemplo, capacetes com maior abertura e retrovisores maiores.
CNH Especial | Como Funciona a Restrição F Isso é determinado porque seguindo o conceito da deficiência física que dá direito à isenção de impostos, segundo a legislação, uma pessoa que possui uma redução de mobilidade de um ou mais membros tanto superiores quanto inferiores, não pode utilizar o mesmo e deve sempre ...
Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões. Porém, não basta apenas sentar atrás do volante.
A letra D é muito comum, pois diversas restrições motoras requerem um veículo com esse recurso. Dessa forma, é obrigatório ao motorista PcD conduzir o veículo nas condições estabelecidas no campo observações.
O pacote para se habilitar na categoria B (carro) fica na faixa dos R$ 2.000. Quem quer aproveitar e já tirar a CNH em 2024 para ficar apto a conduzir tanto motocicletas como carros, deverá desembolsar cerca de R$ 2.600, com os mesmos itens e condições citados acima.
Elas ficam localizadas na caixa de observações da CNH, conhecida também como carteira do motorista. Pois saiba que cada uma significa alguma característica específica do motorista. Elas estão presentes desde 2008 e seu objetivo é que a fiscalização de trânsito possa saber quais são as especificações do motorista.
ACC habilita o candidato a dirigir apenas ciclomotor. Se você ainda não é habilitado e, além de conduzir ciclomotor, pretende conduzir carro (categoria B) o documento de habilitação a ser obtido é a Permissão para Dirigir (1ª habilitação).
É permitido dirigir com óculos sem constar na CNH?
162 VI). Caso o condutor seja parado em fiscalização e tiver restrição A anotada em sua CNH, basta comprovar ao agente o uso das lentes de contato ou dos óculos no ato, durante a condução do veículo."
Na sequência vem uma letra, que pode ser P ou D. “P” é para quem está com a permissão, ou seja, tirou a CNH há menos de um ano. “D” é definitiva, ou seja, quem já é habilitado há mais de um ano.
O que significa a letra C na carteira de motorista?
CNH C – Condutor de veículos de carga, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga; além de todos os tipos de automóveis da categoria B.
Na categoria "D", o habilitado pode conduzir veículos de até 8 passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. E claro, também tem permissão para conduzir veículos das categorias "C" e "B".
Na legislação, a Restrição G é descrita da seguinte maneira: “É obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem, ou com transmissão automática”.
A CNH D é destinada aos motoristas que buscam permissão para conduzir veículos de transporte de passageiros. Estar legalmente apto para dirigir ônibus de turismo, por isso, só é possível com a habilitação de categoria D.
HPP: Habilitado em curso específico de transporte de produtos perigosos (código 11). HTE: Habilitado em curso específico de transporte escolar (código 12).
A observação "exerce atividade remunerada" deverá ser incluída na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que passar a exercer atividade remunerada com o veículo. A validade da CNH será a menor entre o exame médico e a avaliação psicológica.