As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono.
Em uma noite elas podem desfolhar uma árvore inteira ou boa parte desta (Fig. 7). É possível observar trilhas perfeitas que as formigas fazem desde o ninho até a planta alvo (Fig.
Por isso, podemos ver formigas andando por aí às três horas da manhã. Mas isso não quer dizer que elas fiquem trabalhando dia e noite – as formigas também precisam de tempo para descansar. “A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos.
Para tentar encontrar o ninho do formigueiro, uma estratégia é usar mel e açúcar. Funciona assim: disponibilize para as formigas mel ou açúcar umedecido em pedacinhos de papel impermeável. As formigas serão atraídas e voltarão para o esconderijo, o qual você poderá acompanhar visualmente.
Borrife as formigas com água e vinagre branco em medidas iguais. O baixo pH da mistura deverá exterminá-las sem danificar os móveis, lembrando que vinagre e bicarbonato de sódio também são ótimos ingredientes para limpeza de superfícies.
As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.
Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
— Ou seja, quando uma formiga encontra um alimento, ela passa feromônios para as outras, que etão vão atrás. Por isso fica essa fila de formigas pela casa. A formiga encontra um recurso que julga ser valioso e faz recrutamento para que as outras possam ajudar a carregar aquele alimento para o ninho — acrescenta.
Elas são onívoras e sentem-se atraídas por carne e óleo. Essas formigas geralmente constroem seus ninhos no solo ou no interior de árvores. Quando ameaçadas, elas modem e injetam um veneno, cuja picada é bastante dolorosa e em alguns casos pode até causar alergia.
Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.
Elas pensam no futuro e se preparam. O terceiro conceito da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”.
A comunicação utilizada pelos insetos consiste numa espécie de tábua de lavar natural que eles têm no abdômen, a qual esfregam gerando sons. A descoberta foi feita através de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
As formigas podem levantar 20 vezes seu próprio peso de corpo. A expectativa de vida média de uma formiga é aproximadamente 40-60 dias. As formigas usam suas antenas não somente para o toque, mas também para seu sentido de cheiro.
As formigas são atraídas por comida, água e abrigo, pois elas se alimentam de tudo o que é comestível, além disso o fator humidade bem como minúsculos pontos de acesso contribuem para infestações destas pragas.
Muito legal, né? Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio. Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.
Formigas não têm ouvidos, mas isso não significa que sejam surdas! Além de sentirem as vibrações do solo por meio de sensores em suas patas, elas “ouvem” vibrações por meio de órgãos sensórios presentes nas antenas que servem tanto para as vibrações dos sons, quanto para tocar, sentir cheiros e sabores.
As formigas monitorizam constantemente as condições do seu ninho e quando um determinado número está insatisfeito mudam de casa, concluiu uma investigadora.
— As formigas liberam um feromônio que atrai os machos, mas não os irmãos. É um forma de a espécie evitar a consanguinidade. Sem as asas, elas caem na terra e cavam os buracos para depositar os ovos — acrescentou o especialista.
Quando a glicemia (açúcar no sangue) está muito elevada nosso corpo tenta eliminá-la através da urina. A urina então passa a conter um teor maior de glicose, o que pode atrair formigas.
Cada fêmea cava um buraco para iniciar a criação de sua própria colônia. Para isso carrega dentro da boca um pedaço de fungo, tirado de sua colônia de origem. Ele dará início a um cultivo que será a refeição principal das formigas.
Espalhar sal perto de todos os cantos onde as formigas entrariam e rastejariam de volta impedirá que elas apareçam em sua casa. Você também pode polvilhar pimenta na entrada ou fazer uma solução de pimenta e água e borrifá-la perto das áreas problemáticas.
Na Umbanda, num geral, as formigas significam energias negativas em seu lar e na sua vida, vindo de pessoas muito próximas (ou não) e até mesmo de você. Além disso, estar infeliz com algo do seu cotidiano também pode atrair as formigas.
A formiga-bala é conhecida por sua picada extremamente dolorosa. A formiga-bala (Paraponera clavata) é um inseto que habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente em países como Brasil, Bolívia e Peru, além de Venezuela, Honduras e Costa Rica.