Overdrive é uma marcha adicional disponível nos câmbios automáticos, projetada para permitir que o motor opere em rotações mais baixas durante altas velocidades. Isso resulta em economia de combustível e redução do desgaste do motor.
Qual o significado da letra D no carro automático?
O “N” de um câmbio automático vem da palavra em inglês “neutral” ou, em português “neutro”, posição que é equivalente ao popular “ponto morto” nos carros dotados de câmbio manual.
O que é a letra S no câmbio automático? Alguns câmbios automáticos mais sofisticados apresentam a letra S, que significa “Sport”. O objetivo desta opção no câmbio é tornar a condução do carro mais esportiva, de modo a esticar mais a rotação do motor em cada marcha, antes de mudar para a marcha seguinte.
O problema vem com o (D), que a grande maioria acha que o significado é Direct e, na realidade, o significado é Drive (dirigir, em inglês). O significado da letra (P) é o de Park ou Parado. LETRAS DO CÂMBIO AUTOMÁTICO: O QUE ELAS SIGNIFICAM?
Carros automáticos geralmente vêm com as seguintes posições: P (Park/Estacionado), R (Reverse/Marcha-Ré), N (Neutral/Ponto Morto), D (Drive/Dirigir), e às vezes posições adicionais como D1, D2 e D3, S (Sport) ou L (Low).
O que significa a letra L no câmbio automático do?
Para câmbios do tipo CVT ou em transmissões automáticas sem modo manual é comum ver também as posições L ou S. L é de “low” e é uma posição que prioriza a força e pode ser usada com o carro muito carregado, por exemplo.
Afinal de contas: posso passar do L pro D e vice versa com o carro andando? Sim, em todo carro AT pode passar do D para o modo sport, ou o modo que desliga o overdrive, ou esse seu modo L, andando. No Picanto por exemplo da pra mudar do D para o 3, 2, 1.
Em certos modelos ou tipos de caixa automática, também encontramos letras como (M) que significa Manual e que nos permite mudar a marcha “manualmente”.
1- Nunca engate o D ou R com o veículo em movimento.
Impaciente, muda do D (Drive) para o R (Reverse), ou vice-versa, ainda em movimento. Sem saber, neste simples ato, você está causando sérias avarias na transmissão e em seus componentes.
Já nos carros automáticos, o processo é um pouco mais simples. Para parar o automóvel por completo em ladeiras, basta pisar no freio com o câmbio posicionado em “D” (Drive).
Qual a maneira correta de desligar o carro automático?
Como desligar carros automáticos? Desligar o carro automático é mais simples do que se imagina. Basta estacionar o carro completamente, continuar com o pé no freio, puxar o freio de mão manual, mudar a marcha para o P (parking) e desligar o carro.
Assim que o condutor frear o veículo, é necessário tirar o carro do “D” e colocar na posição “N”. Em seguida, puxe o freio de mão e coloque na posição “P”. Mas atenção! Tome cuidado com o freio, pois o carro pode se mover antes de mudar para a posição parking.
Em paradas prolongadas, como em congestionamentos, é recomendado colocar o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque, a emoção e o desgaste do câmbio.
1. Nunca engate o R ou P com o carro em movimento. A primeira das dicas sobre o câmbio automático parece óbvia, mas não estamos falando do caso em que o carro está em alta velocidade e alguém inventa de engatar a ré. O problema é o veículo estar se deslocando devagar, quase parando em um engarrafamento.
Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo. Isso tudo porque a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios. Isso certamente causará danos irreversíveis ao câmbio com o passar do tempo.
O princípio é o mesmo de um carro com câmbio manual: selecionado, a caixa fica em uma marcha forte e o próprio motor ajudar a freiar. Ao usar o L do câmbio automático como freio motor, o condutor vai poupar o sistema de freios, reduzir o desgaste de pastilhas, discos, lonas e tambores.
Para que serve o 1, 2 e 3 no câmbio automático? Assim como em um câmbio manual, os números 1, 2 e 3 indicam as marchas da transmissão. Ao colocar a alavanca nas posições determinadas por esses algarismos, o funcionamento do câmbio será limitado àquela marcha.
A letra "N" vem de "Neutro" e exerce o papel do ponto morto. E a letra "D" vem de "Drive" e precisa ser selecionada antes do motorista começar a dirigir o veículo. Algumas transmissões trazem outras letras, como "L" (de "Low", indicada para subidas acentuadas) e "S" (de "Sport", feito para uma condução mais esportiva).
No caso de uma longa e íngreme descida, ou antes de uma curva mais apertada, é ou momento de o motorista atuar e engatar o D3 ou D2 para usar o freio-motor e poupar os freios.
Para dar partida em carro com câmbio automático, pise no freio, dê partida com a marcha engatada no P (Parking); depois que o motor estiver ligado, mude para a letra D (Drive) ou R (ré). Quanto o câmbio automático demora passar marcha?
Estacione o carro e acione o freio de mão ou botão do freio de estacionamento antes de colocar a alavanca do câmbio em “P”. Especialmente nestas situações, ao colocar a caixa em “park” com o carro “solto”, o peso daquele pequeno deslocamento que o carro fará vai forçar o conjunto da transmissão.